Prosimetron

Prosimetron

domingo, 9 de novembro de 2008

A arte do retrato: The Balbi Children

O quadro da autoria de Anthony van Dyck retrata três fanciulli (rapazes), provenientes de uma família nobre de Génova. Deve o seu nome ao Palazzo Giacomo Balbi de que foi pertença até 1823. No entanto, são poucas as evidências a estabelecer a ligação entre os retratados e os célebres Balbi. Investigações mais recentes sugerem que os fanciulli sejam Cesare, Giovanni Benedetto e Angelo de Franchi, da família dos de Franchi portanto. As aves pretas, talvez corvos, encontram-se no brasão dos de Franchi. Neste pressuposto, tratar-se-ia dos filhos de Gerolamo de Franchi, cujo irmão, Federico, foi eleito Doge de Génova por dois anos em 25 de Junho de 1623. Assim, o quadro teria sido concluído precisamente nesse ano, no auge da família dos de Franchi.

Contudo, também esta teoria poderá ser contestada: sabe-se que o quadro foi pintado entre 1625 e 1627. Corvos ou outras espécies parecidas são comuns na costa da Ligúria. E segundo as cronologias genovesas, nenhum membro dos de Franchi teve a idade dos três rapazes nesse período. Os representantes dos de Franchi no ínicio do século XVII, mais "apropriados" para esta obra, foram Vincenzo e Nicoló di Francesco, nascidos em 1614 e 1618, respectivamente, demasiado "velhos" para um retrato datado de 1625/7.

Em todo o caso, os Balbi Children, com os seus rostos bem representativos do estilo de van Dyck, são um magnífico exemplo da riqueza e da beleza do guarda-roupa genovês da época. Os faciulli, ainda que pequenos, apresentam-se em vestuário de adultos.
O retrato encontra-se na National Gallery de Londres.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Gosto muito deste retrato. Obrigado por o teres lembrado.

Anónimo disse...

Não conhecia este retrato. É belo e revela a atitude e a mentalidade vigentes sobre as crianças no século XVII. (A criança/adulto...)

A riqueza do traje, a postura do menino em relação às meninas, a teatralidade da composição estão fantásticas.

É a beleza (e não só, também, a análise) que tem vindo a presentear, obrigada.
A.R.