Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

As nove rodagens mais azaradas do cinema - 1


Para os cinéfilos estes não deixam de ser factos no mínimo curiosos - saber como correram as rodagens de nove filmes que ficaram para a história da Sétima Arte como sendo as mais enguiçadas. Derrapagens orçamentais, tempestades, malas com cocaína, actores à beira de um ataque de nervos e muitos disparates à mistura. Tudo isto num interessante artigo na última Premiere. Durante nove dias vou recordar cada uma dessas odisseias segundo a ordem estabelecida.
Começando pelo extenuante Apocalypse Now (1979, Francis Ford Coppola viu estrelas como James Caan, Gene Hackman, Steve McQueen, Clint Eastwood, Jack Nicholson e Robert Redford recusarem papéis principais acabando a escolha por recair em Marlon Brando. A rodagem do filme nas Filipinas revelou-se um inferno para o qual contribuiu a destruição dos estúdios de caracterização e maquilhagem fruto de um bombardeamento que saiu ao lado. Como o exército americano não confiava nos "hippies" da produção, Coppola pediu 24 helicópteros a Ferdinand Marcos mas a meio da rodagem tiveram que ser devolvidos para combater a amotinação comunista. Para ajudar à festa surgiu o furacão Olga que assolou a região num rasto de destruição a vitimar 140 pessoas. Entre desgraças e contratempos, o filme custou quatro vezes mais que o previsto mas as mordomias eram de tal ordem que se transportava pasta de Itália por 8.000 euros a cada voo. Se Brando exibia peso a mais, o realizador perdeu 40 quilos com tanta dor de cabeça mais parecendo saído de um campo de concentração e quase se divorciou... Martin Sheen filmou a cena inicial embriagado e sem ensaios acabando por sofrer um ataque cardíaco que lhe valeu a extrema-unção. Ainda segundo o coordenador de efeitos especiais, o armamento no filme era suficiente para invadir quatro países.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bela ideia esta série!

Anónimo disse...

MAS É UM GRANDE FILME,. APESAR DE TANTAS PERIPÉCIAS

Anónimo disse...

Gostei do Apocalypse Now.
O Marlon Brando é um actor para mim estranho, às vezes gosto dele outras não. Contudo, neste filme esteve bem.
A.R.

Anónimo disse...

Eu também não sou grande fã do Marlon Brando: umas (poucas) vezes é um actor fantástico, na maioria das vezes não presta para nada. E como não o aprecio como pessoa, sei que isso reflecte-se (se calhar não devia) no modo como o vejo como actor.
M.