Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O céu ganhou mais uma estrela

Miriam Makeba faleceu esta madrugada, vítima de ataque cardíaco, após ter actuado num concerto perto de Caserta, Itália, a favor de Roberto Saviano, perseguido, como já foi noticiado aqui no blogue, pela Camorra. Um último acto generoso desta mulher distinguida com vários prémios pelas Nações Unidas e cidadã honorária de 10 países. Como certamente sabem, foi uma das vozes que denunciou o apartheid sul-africano durante décadas, o que lhe valeu, aliás, perder a nacionalidade e o passaporte sul-africanos. Só em 1990 voltou a residir na África do Sul, convencida por Nelson Mandela. Aqui fica, como homenagem, o seu tema mais conhecido: Pata pata song. Makeba era amiga de Nina Simone, tendo estado presente no funeral desta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tristeza! Não sabia.
Uma grande cantora e uma grande activista do Black Power e dos direitos humanos. Aliás, parece-me que foi casada com Stokely Carmichael, um dos líderes dos Panteras Negras.
M.

LUIS BARATA disse...

Foi realmente casada com Stokely Carmichael, uma das razões porque a certa altura deixou de ser persona grata nos Estados Unidos...
Viveram em África alguns anos, até se divorciarem.

Anónimo disse...

Conhecia a sua actividade política mas muito pouco da sua música.
A sua junção com Paul Simon é que já tinha ouvido.
A.R.