Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

"Sem arte tornamo-nos bárbaros"


Barbara Hendricks, que no próximo dia 20 fará 6o anos, deu uma entrevista à jornalista Simone Duarte, da revista Sábado, onde à pergunta " Fala de Mozart sempre com paixão. O que significa para si a música dele?", responde: " É a ligação directa com o divino, tudo o que Mozart passou para o papel possui esta essência de humanidade, que para mim é a verdadeira arte. E, sem arte, a vida humana não seria possível, assim como sem água ou sem comida. Sem arte tornamo-nos bárbaros. É só ver o efeito quando se tira o ensino da música e da literatura das escolas: as crianças ficam mais violentas...".






Barbara com Placido Domingo e Dimitri Hvorostovky, num concerto em 1999, na ária La ci darem la mano, da ópera Don Giovani, de Mozart

Barbara Hendricks nasceu em 20 de Novembro de 1948 em Stephens, Arkansas, EUA e licenciou-se em Matemática e Física aos 20 anos na Universidade do Nebraska, indo depois para a Juiliard School of Music de Nova Iorque onde se formou em Música.
Versátil, canta tanto ópera e liede, como blues ou Jazz. Uma das sopranos mais aplaudidas de sempre que também se dedica a causas humanitárias e ao empenhamento político, que a fez apoiar Kennedy na sua juventude e, agora, Barack Obama.

3 comentários:

Anónimo disse...

Também me parece que Mozart devia ter uma ligação ao divino, para ter escrito a música que fez. Viveu poucos anos e deixou uma obra IMENSA. Adoro Mozart e gosto de Don Giovanni.
A arte alegra-nos a vida.
M.

Anónimo disse...

Adoro Mozart. É divino como realça Barbara Hendricks.
Gosto de Don Giovanni mas a minha ópera favorita é a Flauta Mágica.
A.R.

Anónimo disse...

Voltei porque a frase de Barbara Hendricks é belíssima:
"E, sem arte, a vida humana não seria possível, assim como sem água ou sem comida. Sem arte tornamo-nos bárbaros".

Na exposição de Maria Callas vi uma frase belíssima: "Vivo para a Arte, para amar..."
Há sintonia entre o pensamento destas duas mulheres ligadas pela mesma arte.

O que seria do homem se não produzisse arte?
Arte_música e canto; arte_ciência (puras e humanas);arte_pintura, escultura e arquitectura; arte_cinema e fotografia... o homem seria, como afirma Barbara, bárbaro.
Obrigada por me fazer pensar.
A.R.