Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

IN MEMORIAM Jacqueline de Romilly

Foi no passado dia 18 que morreu Jacqueline de Romilly (1913-2010), aos 97 anos. Para quem não a conhece, vou simplificar: era a M.Helena da Rocha Pereira dos franceses. Uma vida inteira dedicada ao Grego, mas também à defesa das línguas antigas sempre ameaçadas a cada reforma educativa, e mais recentemente deu também o seu contributo a causas de cidadania, especialmente as ligadas à Cultura.
Senhora de um currículo impressionante- professora da Sorbonne, foi a primeira mulher a ensinar no Collége de France (1973), dois anos depois foi também a primeira mulher eleita para a Académie des inscriptions et belles-lettres (presidindo a esta em 1987) e foi a segunda Imortal ( a primeira foi Yourcenar como se devem lembrar ), ocupando desde 1989 a cadeira nº7 da Académie Française-, a sua morte deixa realmente mais pobre a França e quem se interessa pela Grécia Antiga. Ficam, no entanto, os seus quarenta livros, um monumento de exegese da cultura grega antiga.

3 comentários:

MR disse...

Por acaso soube há pouco também da sua morte. Há anos que ando para ler Les roses de la solitude. Coloquei-o há dias na minha lista da Amazon para uma próxima encomenda.

LUIS BARATA disse...

E eu estou curioso quanto ao famoso "livro póstumo" que ela escreveu há vários anos e ficou guardado num cofre. Li há dias que vai ser uma questão de meses até à publicação.

ana disse...

Também soube há pouco tempo e nunca li nada dela. Será uma próxima compra.