Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PENSAMENTO(S) - 151

Verdade sim, mas dita com piedade.

- Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama do Tibete.

" Eu só disse a verdade", " Só estou a dizer a verdade"- frases que ouço, e se calhar todos vamos ouvindo, e que têm o condão de me irritar pois por vezes são meros pretextos para um exercício aparentemente "limpo" de crueldade, brutalidade ou desrespeito. Concordo com o chefe supremo do budismo tibetano: o melhor é doseá-la com piedade. Ou melhor ainda: há situações em que uma mentira piedosa é moralmente preferível a uma verdade inconveniente.

7 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Sim, mas não é fácil.

LUIS BARATA disse...

Não é, e admito que possa ser fonte de ulteriores equívocos, mas às vezes tenho dúvidas sobre as reais intenções de quem está sempre a querer dizer "toda a verdade e só a verdade", para usar a velha fórmula judiciária.
A WikiLeaks bem veio provar que há muita verdade que não é dita, e ainda bem que não é, se não o planeta ainda estaria pior do que está...

ana disse...

Luís,
Gosto muito do Dalai-Lama e tenho imensa pena que tenha sido obrigado a exilar-se.
A verdade tem sido para mim um lema de vida, mesmo causando-me as maiores tristezas e dificuldades. Se não se pode dizer a verdade então é melhor a omissão/gentil, a esta vejo-a como piedade.

É verdade que é mais inteligente saber doseá-la. Quanto à WikiLeaks é um facto que às vezes as verdades não se podem dizer para evitar o caos.

MR disse...

Há muita gente que se serve da capa da verdade para ofender e magoar.
Quanto à WikiLeaks, gostava de saber qual é o fim do Assange.

ana disse...

MR,
Se a verdade pode magoar então não é uma capa, é a transparência absoluta, ou seja a verdade nua e crua. Desculpe discordar consigo!

MR disse...

Devia ter dito: Há muita gente que sob a capa de ser muita verdadeira, magoa os outros e até é, por vezes, mal educada.
Já tenho ouvido gente dizer: «- Eu digo tudo porque sou muito verdadeira!» e tumba. Tretas quanto ao ser muito verdadeira. Normalmente disfarçam o cinismo com esse manto da «verdade».
E claro que a verdade pode magoar.

Anónimo disse...

É sempre bom saber a verdade, mas nem sempre é conveniente dizê-la.