Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Para quem gosta de arqueologia


Uma equipa de arqueólogos encontrou numa gruta, na localidade de Begues, próximo de Barcelona, aquela que é a estatueta em cerâmica mais antiga da Península Ibérica, com seis mil anos.

A estatueta pré-histórica, batizada como "Encatado de Beques", foi encontrada na gruta de Can Sadurni pelo Colectivo para la Investigación de la Prehistorica y la Arqueología del Garraf-Ordal (CIPAG), em colaboração com o departamento de Pré-História da Universidade de Barcelona, sendo 800 anos mais antiga que a "Vénus de Estepona", noticia a Efe.
A figura, que conserva o tronco, com um braço completo e o início do outro, é, segundo o diretor da escavação, Manuel Edo, um indício importante da relevância que a gruta poderá ter tido como "ponto de encontro dos habitantes das áreas mais próximas durante o neolítico".
Em 34 anos ininterruptos de campanhas arqueológicas neste local, já tinham sido encontrados os vestígios mais antigos do fabrico e consumo de cerveja na Europa.
A partir destes achados, os arqueólogos apresentam como hipótese científica que a gruta tenha sido um local de banquetes, nos quais se consumiam produtos raros como a cerveja, ou se realizavam rituais com caráter simbólico.
Manuel Edo referiu que a estatueta, que data do neolítico médio, representa uma figura humana, provavelmente masculina.

in DN on line

2 comentários:

ana disse...

Agradeço a informação e congratulo-me por mais um achado.
Boa noite!:)

MR disse...

Ouvi qq coisa na tv mas não percebi onde era. Espero que venham a estudar este provável local de banquetes, dizendo-nos o que comiam, etc.