sábado, 21 de setembro de 2013

A Ronda da Noite

Um encontro incontornável com a Ronda da Noite (ou Ronda Nocturna), um momento inesquecível com um génio da pintura e uma viagem ao século XVII.

Rembrandt, A Ronda da Noite, 1640-1642 na Sala Rembrandt do Rijksmuseum


Uma sala muito concorrida, é difícil aproximar-nos e termos um bom ângulo da tela.
O retrato possível

Rembrandt em Rembrandtplein, Amesterdão
A Ronda da Noite esculpida por Mikhail Dronov e Alexander Taratynov, 2006-2009, para comemorar os 400 anos do nascimento de Rembrandt van Rijn


Recentemente vi o filme de Peter Greenaway sobre a dita tela apresentado no Festival de Veneza em 2007. Um filme que me agradou. 

Boa noite!


Rudolfo Valentino (Nureyev) e Nijinsky (Anthony Dowell) dançam o tango no filme de Ken Russell.
Nunca tinha visto este filme. Vi-o ontem: fraquinho!

Um impressor na rue de Seine

Esta tipografia esteve instalada, inicialmente, na Place des Vosges; depois passou para o 57, rue de Seine, numa casa que servia servia também de habitação ao proprietário. No mesmo edifício viveu Baudelaire.
A tipografia estava instalada na cave e tinha uma entrada pelo n.º 60, rue Mazarine. Funcionou durante 60 anos, metade dos quais no primeiro terço do século XX.

A minha praça em Paris

Adoro esta pracinha na rue Furstemberg, onde Delacroix teve o seu último atelier. Mas este ano, depois de ter visto a praça Dauphine, o meu coração balançou...

Outono - vinheta


Em Tomar, no Museu Municipal João de Castilho, existem alegorias às Estações do Ano, inspiradas na arte de Giuseppe Arcimboldo, embora mais tardias. Vimos o Inverno e o Outono que hoje apresentamos e escolhemos para vinheta do Blogue até ao fim do mês.
Se alguém nos poder fornecer mais pormenores sobre o quadro, ou a série, o Prosimetron agradece.

Feira do Livro em York

Não me importava de estar hoje nesta bela cidade inglesa.

Leituras no Metro - 139


Palácio da Justiça
Edifício onde funcionava a PJ francesa
Seria neste Caveau des Augustins (no Quai des Grands-Augustins, Paris) que Simenon instalou as Caves du Beaujolais, no seu romance Maigret e o «seu» morto (Lisboa: Bertrand, s.d.)?

«- Janvier… Põe o chapéu e corre aqui em frente, Cais dos Grands-Augustins… Há ali um pequeno café que se chama As Caves du Beaujolais. .. Perguntas se o tipo que acabou de telefonar ainda lá está…
«Ele pegou no auscultador.
«- Ligue-me às Caves du Beaujolais…
«Olhava ao mesmo tempo para a janela e, do outro lado do Sena, no local onde o Cais dos Grands-Augustins forma rampa para chegar à ponte Saint-Michel, podia distinguir a frontaria dum cafezito onde lhe sucedia entrar de vez em quando para beber um copo de vinho ao balcão. Lembrava-se que era preciso descer um degrau, que a sala era fresca, que o patrão usava um avental preto de taberneiro.» (p. 9)

«[Maigret] Sabia que ao sair não resistiria à tentação de ir beber um copo às Caves du Beaujolais. Primeiro porque, na verdade, gostava da atmosfera destes cafés pequenos, onde nunca se via ninguém e onde o patrão fala familiarmente com as pessoas. Também gostava de beaujolais, sobretudo se, como aqui, era servido em canecas de barro.» (p. 38)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Prazeres (II)

Caixa de pintura com cachimbo no Rijksmuseum


Casa de tabacos junto ao Mercado das Flores

Cachimbos e Museu do Cachimbo na Prinsegracht, nº 488, Amesterdão


Dentro do museu não é permitido tirar fotografias. A loja vende tabaco, cachimbos e objetos ligados ao tabaco encantadores.

Em especial para MLV.

«Não te apetece beber um copinho?»

Pergunta que Maigret fez a Lucas.

«Maigret tinha ido buscar uns copos à prateleira.
«- Picon-grenadine? Export-cassis?
«- Export.»
Georges Simenon - Maigret e o «seu» morto / trad. Cidália de Brito. Lisboa: Bertrand, s.d., p. 67


Picon-grenadine
Coloque num copo alto
1 copo de Licor de Amer Picon
1 colher de chá pequena de Grenadine
Gelo
Encha o copo com soda ou Ginger Ale. Adicione uma rodela de limão.

Flores

Trafalgar Square, 31 ago. 2013
Jardim do Luxemburgo, 3 set. 2013

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Girassol dobrado


Girassol dobrado. 
Apesar de ser luminoso gosto mais dos girassóis tradicionais com um "núcleo" bem definido. 
Boa noite!


Para MR agradecendo uns girassóis lindos.

Prazeres

Espalhados pela cidade, em Amesterdão, vamos encontrando locais aprazíveis para tomar uma bebida ou um café.

A leaf fluttered in through the window this morning, as if supported by the rays of the sun, a bird settled on the fire escape, joy in the task of coffee, joy accompanied me as I walked. 
Anaïs Nin


Próximo de Museumplein (?)

No museu Hermitage

Próximo do Rijksmuseum 

Junto ao canal de Prinsengracht

No canal em Herengrach
No Magna Plaza, Centro comercial junto ao Palácio Real, 
Nieuwezijds Voorburgwal, 182

Quer um cocktail?

London: Ryland, Peters & Small, 2012
€8,30

«The bar is in full swing and floating rounds of cocktails permeate the garden outside [...]
F. Scott Fitzgerald




Lá fora - 172






Em Aubagne, perto de Marselha, e onde Picasso teve atelier, está patente uma importante mostra de cerca de 150 peças, muitas delas inéditas e provenientes de colecções particulares.

Auto-retrato(s) - 185


Romaine Brooks, Auto-retrato, 1923, óleo sobre tela.

Bom dia !



Uma das vozes italianas dos anos 60, e um dos seus temas mais populares. Jimmy Fontana, que  morreu no passado dia 11.

Caixa do correio - 17

Este Rembrandt veio de Amesterdão.

Livros de cozinha - 72

Há uma dupla de cozinheiros - Si King e Dave Meyers - que vejo às vezes, no canal Kitchen. Esta dupla lembra-me uma outra, de mulheres canadianas ou australianas), cujo programa passava na SIC Mulher. Têm três livros publicados, mas eu só folheei o primeiro, numa livraria de Londres.
London: Weidenfeld & Nicolson, 2013
London: Weidenfeld & Nicolson, 2013 
London: Weidenfeld & Nicolson, 2009

Algumas receitas deles estão on-line, aqui: 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Boa noite!

Uma das últimas aquisições que fiz para a minha nureyeviana. :-) O programa do espetáculo que a Ópera de Paris lhe dedicou no dia 6 de março último. O bailarino morreu há 20 anos e teria feito 75 anos em 17 de março.

Em Cascais


Desde o passado sábado, e até 24 de Novembro, está patente no Centro Cultural de Cascais ( Fundação D.Luís I ) uma exposição de cerca de uma centena de obras de três gerações da família Manta: Abel Manta e a mulher, Clementina Carneiro de Moura, o filho de ambos, João Abel Manta, e a filha deste, Isabel Manta. Retratos, paisagens, e naturezas-mortas provenientes da colecção familiar, e pouco conhecidas, mas também oriundas do Museu do Chiado, do Museu Abel Manta e de colecções particulares.
Entrada livre, de terça a domingo, das 10 às 18h.

Biografias e afins : Cunhal x 2



Como seria de esperar, o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal deu azo a várias publicações. Aqui ficam duas delas : a primeira, da autoria da jornalista Judite Sousa, versa sobre sobre o lado mais íntimo da vida do histórico líder comunista, recorrendo sobretudo a duas das mais importantes pessoas da sua vida, a filha Ana, e a irmã Eugénia; a segunda, uma fotobiografia publicada pelas Edições Avante, e que conta com quase 900 imagens, é mais política e sobretudo mais controversa. Na verdade, a polémica instalou-se desde o aparecimento da obra, pelos ausentes ( os dissidentes do PCP, mesmo tão importantes como Carlos Brito ) e pelos " reenquadramentos " feitos nalgumas fotos que levam ao desaparecimento de figuras como o Dr.Soares, mesmo quando este estava mesmo ao lado de Cunhal nos dias distantes de 1974.
 Há coisas que não mudam mesmo...

Hoje é dia de mercado no boulevard Richard Lenoir

Bd. Richard Lenoir, 2 set. 2013

Este mercado, com produtos maravilhosos, tem lugar mesmo à porta de Maigret. Será que Madame Maigret se abasteceria aqui?