Num jantar com amigos de há mais de 45 anos.
sábado, 19 de dezembro de 2015
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Marcadores de livros - 305
Verso e reverso do marcador de um livro onde encontrarão inspiração para alguns doces de Natal:
Lisboa: Assírio & Alvim, 2007
Com texto de Maria Jorge Vilar de Figueiredo e Teresa Belo, este livro debruça-se sobre os fundadores do Doce de Santa Clara, de Vila do Conde. Um belo livro, apropriado a esta época natalícia, com fotos de Duarte Belo e receitas do caderno de Olívia da Conceição Carriço Marques.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Leituras no Metro - 232
Donostia-San Sebastián: Nerea, 2006
Este livro estava no monte há mais de um ano. Mas a verdade é que não estou a gostar muito dele. As primeiras páginas são mesmo muito chatas. Acontece...
Parece-me que vai ser lido aos poucos.
Konstantin Flavitsky - A princesa Tarakánova
«Havia uma cópia deste quadro em casa do avô de Maya Plisetskaya: «A chuva chicoteava aos vidros da janela do quarto, enquanto os ratos corriam a esconder-se debaixo da cama, junto à qual se via a princesa numa formosa pose teatral, trajando um vestido de veludo decotado.» (p. 19)
Um tio de Maya Plisetskaya trabalhou na empresa de Klavdiya Shulzhenko, uma conhecida cançonetista moscovita.
Lisboa com Tejo
José Contente - Lisboa com Tejo
Óleo sobre madeira, 1938
Este quadro vai hoje ser leiloado pela Renascimento, com uma base de licitação de €1000,00 - €1500,00.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
AMANHÃ
No âmbito da iniciativa anual Festa dos Livros , é discutido este clássico de Burke na Cafetaria do Museu Gulbenkian amanhã, 17 de Dezembro, às 18h30 por João Carlos Espada, Ivone Moreira e Manuel Carmelo Rosa .
Lá fora - 243
Uma marca icónica que se confunde com a própria história das viagens no século passado , e é a história da marca que está agora exposta no Grand Palais, em Paris . Até 21 de Fevereiro de 2016 .
Pensamento ( s )
( João Pedroso, Retrato de Alexandre Herculano , 1877 )
Querer é quase sempre poder ; o que é excessivamente raro é o querer
- Alexandre Herculano
Um quadro por dia
Júlio Pomar, Maria da Fonte, 1957, óleo sobre aglomerado, 121x180cm .
Estava na colecção Humberto Pelágio e vai hoje à praça no Palácio do Correio Velho, em Lisboa .
Humor pela manhã
Na verdade, o meu sorriso é amarelo porque será difícil aparecer comprador para o BANIF e os 145 milhões de prejuízos do Montepio em 2015 não são bom sinal ...
L'École de Loisirs: 50 anos
O Museu das artes Decorativas, de Paris, apresenta até 7 de fevereiro de 2016 uma exposição sobre uma importante editora de literatura infantil: UNE HISTOIRE, ENCORE ! 50 ANS DE CRÉATION À L’ÉCOLE DES LOISIRS.
O Museu deu carta branca ao editor e aos seus autores-ilustradores mais emblemáticos, como Tomi Ungerer, Claude Ponti, Kitty Crowther, Rascal, Grégoire Solotareff ou Nadja, para realizarem especialmente para esta exposição peças volumétricas, lúdicas, bem como desenhos e manuscritos, algo de original no plano do grafismo contemporâneo, dedicado à infância.
Os 50 anos da editora - que foi pioneira na 'modernização' dos livros para a infância - ficam assim assinalados nesta exposição, através de uma cenografia de Constance Guisset.
Claude Ponti - Blaise
Tomi Ungerer
Il. Nadja
Há uns anos houve uma exposição em Lisboa sobre L'École des Loisirs e outras editoras francesas dedicadas à infância.
O site da Editora pode ser consultado aqui: http://www.ecoledesloisirs.fr/
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Lá fora - 242
O estudo das nuvens e das correntes atmosféricas do Monte Fuji foi a missão de vida do conde japonês Masanao Abe , que entre 1927 e 1966 filmou e fotografou esta sua obsessão . Os aparelhos, as fotografias e os filmes foram doados pelos seus descendentes ao Museu da Universidade de Tóquio, e essa colecção está agora patente no Musée du Quai Branly , até 17 de Janeiro .
Cinenovidades
Só em 2016, espero que logo no início, é que vamos ter finalmente este novo Macbeth nas nossas salas . Com Michael Fassbender e Marion Cotillard nos protagonistas .
Do Natal - 2
Foi o pormenor das pegadas que me chamou a atenção para este tronco de Natal . É da À La Mère de Famille .
Um quadro por dia
Este Plateau de pêches avec bocal foi uma das primeiras naturezas-mortas de Jean Siméon Chardin , pintada entre 1724 e 1728 e foi comprada pelo costureiro Jacques Doucet em 1912 , reaparecendo no mercado só agora . Foi vendida ontem em Paris .