Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de março de 2016

Enchantment Will Find Me


Enchantment Will Find Me explora o relacionamento de um poeta com Londres, e o poder transformador da arte.
Esta exposição convida-o para o mundo inebriante de Alberto de Lacerda, apropriadamente exibida em The Poetry Library do Royal Festival Hall, um edifício que foi uma de suas grandes inspirações.
Na abertura, hoje, às 19h30, os poetas Christopher Reid, Anthony Rudolf e Luis Amorim de Sousa lerão poemas. 
Alberto de Lacerda chegou a Londres em 1951. Frequentando galerias e outros locais conhecidos da época, Alberto de Lacerda tornou-se amigo de alguns dos mais famosos artistas e poetas desse tempo. 
À data da sua morte, ele tinha uma coleção impressionante de obras de arte de artistas como Paula Rego, e longas correspondências com amigos, como Edith Sitwell e Christopher Middleton. 
Esta exposição centra-se sobretudo na relação estabelecida entre o poeta português e o South Bank londrino e os seus amigos poetas. A sua vida é apresentada através de fragmentos, cartas, obras de arte e coisas efémeras das coleções que deixou. 
Na exposição encontram-se obras de Paula Rego, Ceri Richards, Rory McEwan e Vieira da Silva, fotografias dele com Jorge Luis Borges e Octavio Paz, autógrafos de Walt Whitman e Federico García Lorca e cartas de Edith Sitwell.
Uma exposição que pode ser visitada até 8 de maio e que eu gostava de ver.

1 comentário:

APS disse...

Obra excessivamente vasta, que teria merecido ser mondada, com rigor e mais sentido crítico...
Mas um poeta estimável, com 3 ou 4 poemas maiores e que, pelo seu mundo, ultrapassou a paróquia nacional. Além disso um grande "diseur", que tive o privilégio de ouvir.