Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 30 de março de 2016

Leituras e arte

Goethe conta histórias da sua viagem a Itália no livro com este título. Lê-se com muito prazer e é em parte uma revisitação deste livro.

Paolo Veronese, A Família de Dario diante de Alexandre, 1565-67, 
National Gallery de Londres
Imagem retirada da WikipediaFile:The Family of Darius before Alexander by Paolo Veronese 1570.jpg

8 de Outubro

Fui visitar o palácio Pisani Moretta para ver uma preciosa pintura de Paolo Veronese. As mulheres da família de Dario ajoelham diante de Alexandre e Heféstion, a mãe, à frente, toma este último pelo rei, ele faz um gesto de recusa e aponta para a figura à sua direita. Conta-se uma história segundo a qual o pintor terá sido muito bem recebido e durante muito tempo tratado com todas as honras neste palácio,e como paga ele terá pintado o quadro em segredo, escondendo o rolo da tela debaixo da cama. A obra merece a origem especial que se lhe atribui, pois revela bem todo o valor do mestre.

Johann Wolfgang Goethe, Viagem a Itália, 1786-1788. ( Tradução, prefácio e notas de João Barrento) Lisboa: Bertrand Editora, 2016, p. 113. 
[A pedido do tradutor a obra não segue a grafia do novo acordo ortográfico].

2 comentários:

MR disse...

Não conheço este palácio. Aliás conheço muito mal Veneza. Quando lá fui, acho que em julho (ou início de agosto?), o tempo estava horrível (um cinza escuro e uma chuva molha-tolos) e não fiquei nada impressionada com a cidade. Hei de voltar porque acho que sou a única pessoa que conheço que não ficou a amar Veneza.
Foi no ano em que os Pink Floyd tocaram na Praça de São Marcos e a autarquia caiu por ter permitido esse evento naquele local. A cidade a afundar-se e aquela multidão ali.
Bom dia!

ana disse...

MR,
Não conheço Veneza mas é um destino que quero trilhar.:))
É interessante ver como três séculos depois o quadro está na National Gallery.
Acho que foi uma sorte ver e ouvir os Pink Floyd nesse cenário. No entanto, compreendo a confusão.
Boa noite. :))