Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Phelps o homem que destronou Leónidas 2168 anos depois

Conta a história - ou a lenda - que Leónidas era o único homem que tinha conseguido receber doze coroas de louro em Jogos Olímpicos. O feito, que remontava à antiguidade, contava com 2168 anos: Leónidas tinha competido nos Jogos Olímpicos dos anos de 160, 156 e 152 a.C.
O Herói de hoje chama-se Phelps e conseguiu ontem a sua 13ª medalha de ouro individual (a 22ª medalha de ouro contando as de conjunto). Mas é também o primeiro desportista que ganha por 4 vezes a mesma prova - 200 metro de estilo - isto é que consegue ser o melhor do Mundo durante 12 anos seguidos.

5 comentários:

MR disse...

Não sabia de Leónidas. Pensava que ele tinha 'apenas' ultrapassado Mark Spitz que ganhou sete medalhas de ouro em Munique, ao ganhar oito em Pequim. E claro já ultrapassou Carl Lewis, etc.
Daqui a uma hora pode ganhar mais uma medalha e eu espero estar acordada para ver.

MR disse...

Gostei de ver a Rosa Mota na vinheta. A seguir, Fernanda Ribeiro? :)

Jad disse...

Eu estive acordado e vi. Infelizmente ficou pela medalha de prata (teve uma má partida e uma boa recuperação na fase final, mas não o suficiente).
Foi, certamente, a sua última competição.

MR disse...

Infelizmente?! Sim seria melhor ganhar a medalha de ouro.
Também estive acordada para ver a prova. E esta madrugada (cá) vai competir nos 4x100 m, o que lhe pode dar a 28.ª medalha olímpica. Ele é um desportista fantástico.

Miss Tolstoi disse...

"A Bala de Baltimore"!!! É fantástico!!!