Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Marcadores de livros - 476


Sou fã das crónicas de Luís Fernando Veríssimo, de modo que estes dois livros, acabados de publicar, vão ser das minhas próximas leituras.

«Quantas vezes você mente por dia? Calma, não precisa responder agora. Também não é sempre que você diz uma mentira, só de vez em quando. Na verdade, quando você mente, é porque precisa. Para proteger o outro — e, de preferência, a outra. Foi assim com a mãe, a namorada, a mulher, a sogra. Tudo pelo bom convívio social, pela harmonia dentro de casa, para uma noite mais agradável com os amigos. Você só mente, no fundo, para poupar as pessoas e, sobretudo, para o bem das mulheres.
Luis Fernando Verissimo, este observador bem-humorado do quotidiano brasileiro, reúne em As mentiras que os homens contam um repertório divertido de histórias assim - tão indispensáveis que, de repente, se tornam até verdades. Depende de quem ouve. Depende de quem conta.»

«Tudo começa com a mãe, com o «Olha o aviãozinho!» à mesa do almoço. É a mentira inaugural, que se vai desdobrando noutras ao longo da vida. Mas calma lá. Nem sempre a ideia é disfarçar um caso ou ocultar um segredo. Por vezes são apenas eufemismos, ambiguidades, desculpas educadas - tudo com o objetivo um pouco mais nobre de preservar a harmonia social.
Nas histórias de As mentiras que os mulheres contam aparecem, por exemplo, a senhora que se tenta enganar a si mesma fazendo uma plástica atrás da outra e a moça que mente na idade - para mais! - apenas para ouvir que ainda está nova. Há dramas, comédias, tragicomédias - e até histórias que terminam em tragédia. Mas tudo permeado pelo humor irresistível de Verissimo.»
(Sinopses retiradas da Wook.)

5 comentários:

bea disse...

Deve ser um bom livro para ler à sexta à noite. Ou quando a mente já não dá mais.

João Mattos e Silva disse...

Também gosto imenso do Luís Fernando Veríssimo, que tem um sentido de humor inultrapassável e escreve bom português. Quanto a ler esses livros, já não sei bem... Talvez.

Mª Luisa disse...

Acho que sim, que deve ser bom para a sexta...Engraçado?
Boa noite!

Luisa

MR disse...

Não sei como são os livros porque ainda não os li, mas Luís Fernando Veríssimo escreve com muito humor sobre tudo: coisas sérias e menos sérias.
Como são crónicas é uma boa leitura para o Metro. :)
Boa noite todos.

Justa disse...


Las ilustraciones de los marcapáginas, me recuerdan a las americanas de cómic ¿del pop art? (opino de ello, porque desconozco al autor del libro)

Abrazos

Justa