Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

«El único jardín», de Miguel Elias


«A exposição El Único Jardin – de la Botânica de Johann Hieronymus Kniphof al Jardín de D. João de Mendonça, de Miguel Elias procura valorizar a imagem botânica como meio para atingir conhecimento científico e sentir poético. Hoje, mais que nunca, é impossível desvincular o conhecimento científico das imagens que o desvendam. Daí a reivindicação do valor do desenho científico de carácter botânico como conhecimento científico em si mesmo.
Ninguém pode duvidar que este, juntamente com a palavra poética [de António Salvado] é o meio mais eficaz para a divulgação e fixação de novas linhas do saber científico. Nesta exposição, dividida em quatro partes bem definidas, procura-se evidenciar isso mesmo, de uma forma acessível para todos os públicos enlaçando o público e induzindo a compreensão do feito científico/poético não apenas como um mero sujeito passivo, interpelando-o para a compreensão do facto científico através do desenho.»
Esta exposição, muito atraente, pode ser vista no Museu Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, até 16 de dezembro.

7 comentários:

ana disse...

Tão bonito que deve ser o jardim. :))
Gostei da mostra que evidenciou.
Boa tarde.:))

bea disse...

Estes cadernos são um monumento.
BFS

MR disse...

Esta exposição está muito gira.
Bom fim de semana para as duas.

Isabel disse...

Já lá fui. Tenho pena de não ter assistido à inauguração, com a presença do artista e com as explicações que nos dão a percepção de muitas coisas que de outra forma nos escapam.
Também achei a exposição muito bonita e adorei os cadernos. Gostava imenso de poder folheá-los (cusca que sou...).

Bom fim-de-semana:)

MR disse...

A exposição é linda e está muito bem montada. Também gostava de poder ver os cadernos. Se o museu tivesse outros meios talvez os pudesse ter digitalizado e colocado cada um numa moldura digital para os podermos ver. Mas os fracos orçamentos...
Bom fim de semana!

Justa disse...

Uf;ff!!! Encantaríame estar ahí para vela; xa coas imaxes, disfruto.

Boa tarde

MR disse...

:)
Boa tarde!