Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Onde me apetecia estar - 123




Em Roma, mais precisamente a visitar o Circo Máximo, agora reaberto depois de 7 anos de trabalhos arqueológicos e restauros que justificam visitar ou revisitar este grande monumento de Roma Antiga : agora é possível visitar as tabernas , lojas e bordéis que funcionavam no piso térreo, bem como as casas de apostas que estavam instaladas sob as bancadas, e até as latrinas, sempre limpas com água corrente que as abastecia a partir de um aqueduto próximo . Até a torre medieval que foi erguida num dos topos da estrutura foi restaurada , como se pode ver na primeira foto .
Apesar destas inovações, que aumentaram muito o percurso de visita, o piso original da arena continua coberto por 9 metros de solo e detritos acumulados ao longo dos séculos e das utilizações que se sucederam ( agricultura , fábricas, aterros ) até ao século XIX .

2 comentários:

MR disse...

Quando estive em Roma (em 2008?) fui assistir a um espetáculo no Circo Máximo, que era antecedido por uma visita. Quando lá voltar não deixarei de ir ver estas 'novidades'.
Boa noite!

bea disse...

Não estive em Roma, não sei se um dia estarei, mas também não me importa muito. Há muito mundo por ver e cada um viaja e lê o que pode, sendo que é sempre pouco face à totalidade que existe. O mais importante, penso, é que sejam de recordar, sinal que não fomos indiferentes.