sábado, 29 de abril de 2017

Mini-livros - 39

À Paris: chez Marcilly, s.d.
Este livrinho é um espetáculo. Parece ser um almanaque. Mas será?

Agradeço a quem mo ofereceu.

Explicação do Jad num comentário:

Dizem que pode ser ou um livro de dança, registo do companheiro de dança, da época do Diretório
Etrennes sans pareilles, ou les Amusements du coeur et de I'esprit. Paris, Marcilly, 64mo., 12 plates (10s.).
Microscopic ballad-maker of the period of the " Directoire.")
segundo a obra: Bibliography of eighteenth century art and illustrated book... by J. Lewine. London : Sampson Low, Marston & Company, 1898, p. 173

Mas também poderá ser um "livrinho almanaque". Não sei se o livro não tem no fim uma folhinha desdobrável para servir de memorando do que fora mais importante em cada dia do mês ou daquilo que o seu dono teria de fazer nessa data (com os mês e com os dias do mês)? Vi uma vez um... e encontrei indicações para um outro em que essa folhinhas tinham a data de 1807. Assim sendo, é essa a data que pode ser proposta para esse exemplar. Mas dizem que são raros...

(1518. — ÉTRENNES SANS PAREILLES OU LES AMUSEMENTS DU COEUR ET DE L'ESPRIT. |1 A Paris, chez Marcilly, Md Papetier, rue St-Julien-le-Pauvre, n"' 14 et 15, et rue du Marché-Palu.In-32.
Avec un calendrier se dépliant, pour 1507. Titre grave et 12 compositions d'une assez bonne exécution : 1. Les Étronnes Charmantes. — 2. La Jeune Péruvienne. — 3. Les premières amours. — 4. Le sentiment à la mode. — 5. St-Preux et Julie. — 6. Le chasseur et le tourtereau. — 7. La douce épreuve. — 8. L'heureux retour. — 9. Les
Amours ennuyeux. — 10 La perte irréparable. — 11. Anacréon avec ses amis. — 12. L'Esprit et l'Amour.) 
na obra:
Les almanachs français : bibliographie-iconographie des almanachs, années, annuaires, calendriers, chansonniers étrennes, états, heures, listes, livres d'adresses, tableaux, tablettes et autres publications annuelles éditées a Paris (1600-1895) por John Grand-Carteret (1850-1927), Publicado em 1896, p. 400 (no 2 volume) 

Marcadores de livros - 693


Agradeço a quem me trouxe este marcador de Lucano. O que eu gostava de visitar o Ticino...

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Russian Revolution: Hope, Tragedy, Myths

Abre hoje na British Library e encerra a 29 de agosto uma exposição sobre a Revolução Russa de 1917. Com espécies pouco vistas, desde uma primeira edição do Manifesto Comunista até exemplos de propaganda anti-bolchevique, esta exposição é uma oportunidade única para entender as histórias pessoais menos conhecidas que se encontram por detrás de um acontecimento que mudou o mundo. 
Está também exposta a requisição que Lenine fez para obter o cartão de leitor da Biblioteca Britânica. Unindo o político e o pessoal, a mostra explora as personagens centrais da Revolução Russa, com destaque para Lenine e Trotsky, paralelamente a narrativas de gente comum que viveu tempos extraordinários. 
Os acontecimentos na Rússia em 1917 transformaram a paisagem internacional para sempre? Moldaram o mundo em que vivemos hoje?

Marcadores de livros - 692

Uns lindos marcadores do Museu de Belas Artes de Astúrias. 

Obrigada, Justa!

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Lá fora - 306





É no Prinsenhof , antigo mosteiro e depois residência de Guilherme de Orange , actual museu municipal de Delft, que está patente esta Porcelanas proibidas - para o uso exclusivo do Imperador, com base em descobertas arqueológicas na década de 80 na China, e que ilustra também o intercâmbio entre a pátria da porcelana e as então Províncias Unidas .

Até 9 de Julho

Humor pela manhã


Não houve foi quem revisse as frases de rodapé ... :)

Bom dia !





A pop alemã pela boys band KLUBBB3, com o atractivo especial de um videoclip gravado no fabuloso castelo de Sankt-Emmeran e com a presença de outra estrela : a princesa Gloria de Thurn e Taxis.

Especialmente dedicado ao nosso Filipe Nicolau, fã da princesa Gloria :)

Ciao Italia!


Até 10 de setembro, no Palais de la Porte Dorée - Musée de l'histoire de l'immigration, uma exposição permite aos visitantes aprenderem algo sobre um século de história da imigração e da cultura italiana em França, entre 1860 e 1960. Considerada como a imigração mais consequente da história da França, a exposição traça os efeitos deste fenómeno na sociedade francesa. Desde as condições de acolhimento até aos contributos dos italianos para a cultura francesa, esta exposição pretende dar-nos uma visão global desta imigração. 

Uma família napolitana no Boulevard Saint-Germain, 1880.
© Galerie Lumières des Roses



Capa do catálogo.

Amanhã em Santa Apolónia

Mário Soares chegou há 43 anos a Santa Apolónia vindo de Paris.

Marcadores de livros - 691

Uns marcadores da exposição Vermeer et les maîtres de la peinture de genre, pormenores dos quadros abaixo reproduzidos:

Vermeer - Rapariga com colar de pérolas, ca 1662-1665
Vermeer - A leiteira, ca 1658-1659
Vermeer - A rendeira, ca 1670-1671
Samuel Van Hoogstraten - Interior holandês, ca 1655-1662
Gabriel Metsu - Mulher lendo uma carta, ca 1664-1666


quarta-feira, 26 de abril de 2017

Um livro para as senhoras jardinarem

London: William Smith, 1844

Jane Webb casou com o botânico escocês John Loudon e começou a ajudá-lo nas suas obras de botânica, de que a mais conhecida é Encyclopaedia of Gardening. Achando que os termos técnicos eram difíceis de entender e desinteressantes para o público em geral e principalmente para as mulheres que gostavam de jardinar, Jane Loudon publicou diversos livros e começou a ilustrá-los. Este The Ladies'companion to the flower-garden foi publicado em 1844.


Para a Sandra.

Marcadores de livros - 690


Cinco marcadores de Logroño e o reverso de um deles. Têm um recorte para entalar na folha do livro.

Gracias, Justa!

terça-feira, 25 de abril de 2017

Cravos de S. Bento


Cravos enviados a partir de S. Bento, para festejar a revolução de Abril

Cravos

Estes cravos foram desenhados no século XVII e impressos numa das primeiras obras de Botânica lúdica - anteriormente as obras de botânica eram, na sua maioria, apenas para complemento médico (os simples) que entravam nos remédios.


 
Hortus floridus in quo rariorum & minus vulgarium florum Icones ad viuam veramque formam accuratißime delineatæ. Et secundum quatuor anni tempora diuisæ exhibentur incredibililabore ac diligentia Crispini Paßæi junioris Delineatæ ac suum in ordinem redactæ [...]. – Arnhemy : apud Ioannem Ianßonium Bibliopolam [= Johannes Janßonius], [16161617]. Latim.
 
O livro apresenta as plantas que florescem nas diferentes estações do ano. Os cravos constitui a 18.ª estampa de entre as que ilustram o Verão.
O livro pode ser visto aqui (exemplar da Biblioteca Nacional de Portugal).

Marcofilia

Duas flâmulas. As datas de correio são 5-V-1978 e 28-VI-1979.

Para o Jad, que pode emendar alguma asneira que eu aqui tenha escrito. :(

segunda-feira, 24 de abril de 2017

100 chefs-d'œuvre de l'art moderne et contemporain arabe: La collection Barjeel



Constituída a partir de 2010, a coleção do sultão Al Qassemi reune grandes nomes da arte moderna e contemporânea árabe, como Adel Abdessemed, Hassan Sharif, Mohammed Cherkaoui, Marwan Kassab Bachi, Kader Attia, Rachid Koraichi, Etel Adnan, todos desconhecidos para mim.
A coleção é gerida pela Fundação Barjeel, estabelecida em Sharjah, nos Emiratos Árabes Unidos, e é apresentada pela primeira vez em França, nesta exposição que pode ser vista no Instituto do Mundo Árabe até 2 de julho.


Marcadores de livros - 688

Cinco lindos marcadores dentro da embalagem abaixo:

Com um agradecimento à Luisa.

domingo, 23 de abril de 2017

Boa noite!


Quase, quase 43 anos...

Caixa do correio - 83

Um cartão que veio acompanhado de umas amêndoas deliciosas.

Obrigada a quem mo enviou.

Marcadores de livros - 687


«Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados.» 
Miguel de Cervantes


Obrigada, Justa!


Este também veio de Lugo e agradeço a quem mo enviou. :)