Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 15 de maio de 2018

Orgulho

Não dei por este filme nas salas de cinema, de modo que anteontem estive a vê-lo em dvd. Realizado por Matthew Warchus em 2014, o filme é inspirado numa história real e conta com a participação dos atores Bill Nighy, Imelda Staunton e Dominic West. 
Durante a greve dos mineiros de 1984-1985, no Reino Unido, um grupo de lésbicas e gays promove angariações de fundos a favor de um grupo de mineiros galeses da aldeia de Onllwyn. O filme mostra o contacto que se estabelece entre a população dessa aldeia e o grupo de ativistas gay e os preconceitos que vão sendo ultrapassados. 
No ano de 1985 uma grande representação dos mineiros galeses participa na Marcha do Orgulho Gay, em Londres, mostrando desta forma o seu apreço pelo apoio da comunidade gay sos grevistas e suas famílias. Também em 1985, o Partido Trabalhista aprovou, na sua conferência em Bournemouth, , devido ao apoio em bloco da União Nacional dos Mineiros, uma resolução comprometendo-se a apoiar a igualdade de direitos dos LGBTs.




5 comentários:

bea disse...

Já vi. E também gostei:).

Miss Tolstoi disse...

Também gostei.

MR disse...

:)

Rui Luís Lima disse...

A canção "Bread & Roses", sobre a lute dos mineiros, foi gravada pela Judy Collins num álbum magnifico, com o mesmo nome, surgido nos anos setenta (meados), se a memória não me falha (tinha o disco em vinil). Desonhecia o filme, vou tentar ver.
Muito bom dia!

MR disse...

Acho que ainda tenho esse vinil que, se me não engano, tem dois LPs. Tenho preguiça de ir ver, mas talvez o faça este fim de semana.
Comprei o DVD na FNAC Chiado.
Bom dia!