sábado, 11 de janeiro de 2020
Um quadro por dia - 475
Um guache de Marc Chagall, destinado a ilustrar uma das fábulas de La Fontaine, As duas cabras, foi vendido em Paris, a 11 de Dezembro por € 510 400 .
Bom dia !
Começa o fim de semana com esta senhora, que também é de Lisboa novamente este mês com vários espectáculos no Coliseu.
Leituras no Metro - 1047
Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2019
Também em Portugal se produz açafrão (da Lusitânia) em pequena escala, na aldeia de Descoberto (Fundão).
Uma leitura que recomendo, apesar de um amigo lhe ter detetado uma 'asneira'. mas pode ser que ele faça um post sobre isso.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2020
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
O «Tesouro dos remédios da alma» - 44
A quinta biblioteca é a Sainte-Geneviève (Paris). Foi construída para albergar os livros da biblioteca da abadia Sainte-Geneviève, fundada no século VI por Clovis e destruída durante a Revolução Francesa. Nunca entrei nesta biblioteca.
Marcadores de livros - 1511
Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, é uma das esculturas de que mais gosto. Esculpida em mármore de Paros é de ca 220 a.C. e encontra-se no Museu do Louvre.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020
Livros de cozinha - 105
Alfragide: Dom Quixote, 2018
Como comiam as rainhas entre os séculos XVI e XX? Socorrendo-se dos livros existentes para as diferentes épocas, desde o caderno da infanta D. Maria que casou com Alexandre Farnese até livros mais recentes, Guida Cândido faz uma viagem pela cozinha e pela mesa dos nossos reis.
No tempo de D. João III preparava-se um licor - rosólio - com aguardente aromatizada com cravo, pimenta, anis e coentros, a que era acrescentada uma calda de açúcar.
Os Filipes trouxeram a moda da neve. Com D. João V as ementas passam a incluir doces. Também o chocolate (bebida) passa a ser servido. Maria Pia gostava de piqueniques.
Gostei deste livro. E resolvi fazer um rosólio à minha maneira, com pouco açúcar, que ofereci a uns amigos que gostam de licores. Estou à espera de saber se gostaram. Se sim, repetirei.
terça-feira, 7 de janeiro de 2020
O «Tesouro dos remédios da alma» - 43
A sexta é a biblioteca de Alexandria. Construída em 288 a. C. e destruída antes de 642, era a maior da Antiguidade
Em 1995, no âmbito de um projeto da Unesco, foi construído um novo edifício, Biblioteca Alexandrina, aberto em 2002. Tem a maior sala de leitura do mundo, com 20000 m2. O projeto é da autoria de uma empresa de arquitetos noruegueses, a Snøhetta.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2020
Para terminar a quadra natalícia
Ainda que a quadra natalícia, pelo menos segundo o rito antigo, continue até ao dia 2 de Fevereiro (Nossa Senhora das Candeias), associamos normalmente o Dia da Epifania como termo desta época. Assim, como contributo final, segue esta belíssima versão de Mary's Boy Child na interpretação de José Feliciano. A canção integrava o álbum de Natal de 1970 do cantor do qual, muito merecidamente, Feliz Navidad se mantém como "evergreen" natalício. A meu ver, Feliciano conseguiu uma adaptação lindíssima deste tema, cantado no original por Harry Belafonte em 1957.
Bolo-rei da Confeitaria Cunha
A Confeitaria Cunha da Rua Sá da Bandeira no Porto não sobreviveu à especulação imobiliária e encerrou portas em fev. 2019. O restaurante, com entrada pela Rua Guedes de Azevedo, continua aberto.
Caixa do correio - 133
Mais uns cartões de Boas Festas que recebi no ano passado. Com a avaria do scanner, só agora os pude postar. Agradeço a quem mos enviou.
Dia de Reis
Antonio Vivarini - A adoração dos Magos
Berlim, Gemäldegalerie
Berlim, Gemäldegalerie
Justa e Luisa, que Melchior, Baltazar e Gaspar tenham sido generosos. Tenham um bom dia!
A Adoração dos Reis Magos
Feliz dia de Reis!
Pieter Aersten, A Adoração dos Reis Magos, c.1560
Rijksmuseum, Amesterdão (imagem retirada do link do museu)
Detalhe,
Fotografado no Rijksmuseum
A nossa vinheta - Pieter Aersten (1508-1575)
domingo, 5 de janeiro de 2020
À espanhola
Fica para este Domingo de Reis retribuir à nossa M.R. o que deixou no sapatinho : O artista brasileiro Vik Muniz desenhou esta edição especial do blanc des blancs da Ruinart, são só 30 garrafas, e uma é para M.R. !
Na cozinha
Léon Bonvin - A cozinheira com avental vermelho, 1862
Baltimore, Walters Art Museum.
Léon Bonvin - Natureza morta na mesa da cozinha com aipo, salsa, taça e galheteiros, 1865