sábado, 9 de março de 2024
Tarde Azul obras de Júlio
Júlio merecia um cartaz mais apelativo para esta exposição que está no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco até 7 de abril e que a Maria foi visitar e nos enviou umas fotos.
Marcadores de livros - 2962
Os dois lados de cinco marcadores dedicados a mulheres espanholas de Castilla-La Mancha.
Com um agradecimento a quem mos enviou.
sexta-feira, 8 de março de 2024
Os meus italianos
Antonello Venditti, grande nome da música italiana dos anos 80, faz hoje 75 anos.
Ouçamos esta canção (uma das minhas preferidas), Ci vorrebbe un amico, de 1986.
Mulheres a ler - 4
Francesco Ubertini
Albert Roelofs
Frederick B. Serger (1889-1965) - Senhora a ler
As Mulheres de Maria Lamas
Júlio Pomar - Maria Lamas, ca 1953
Júlio de Sousa - Maria Lamas, 1929
Obra de Maria lamas, publicada em fascículos, entre 1948 e 1950.
Máquina de escrever.
Vão ver a exposição. Eu tenho o livro, mas as fotos fora do livro são maravilhosas.
Para M.R.
É de 1871 este Orquídea Cattleya com dois beija-flores brasileiros , pintado por Martin Johnson Heade ( 1819-1904 ) e vendido em Nova Iorque, na Christie´s há 2 meses por 3 milhões de dólares.
Era para ter sido ontem, mas foi dia complicado . Espero que goste, M.R. !
Marcadores de livros - 2961
O de Maria Montessori e o de Anna Freud já foram publicados no blogue. Faltava o da engenheira Emily Warren Roebling (1843-1903).
quinta-feira, 7 de março de 2024
A caminho do 25 de Abril - 9
«Carta da comissão coordenadora do Movimento de Oficiais das Forças Armadas para as colónias sobre o plenário de Cascais e a forma da aplicação do plano aprovado.» (Daqui)
Marcadores de livros - 2960
Amanhã é Dia da Mulher.
Três postais-marcadores do livro Escritoras. Una historia de amistad y creación, escrito por Cramen G. de la Cueva e il. por Ana Jarén (Lumen, 2022).
Com um agradecimento à Justa.
quarta-feira, 6 de março de 2024
Boa noite!
António Pedro Vasconcelos faleceu na noite passada.
A RTP1 passa esta noite um documentário sobre o realizador e o último filme que ele fez:
terça-feira, 5 de março de 2024
A caminho do 25 de Abril - 8
«Reunião da Comissão Coordenadora em casa de Marcelino Marques. É alargada a outros elementos de confiança, a nível de tenente-coronel e de coronel. Estão presentes, pela primeira vez, Garcia dos Santos, Costa Brás e Melo Antunes. Após ampla discussão do projeto de Programa elaborado por José Maria Azevedo, e já aprovado pela Comissão Coordenadora, este é rejeitado por unanimidade. Em consequência, é eleita uma comissão encarregada de nova redacção. Constituem-na Costa Brás, Melo Antunes, José Maria Azevedo e Sousa e Castro. Foram ainda devolvidos ao Secretariado, para destruição, os exemplares do documento discutido.» (Daqui.)
segunda-feira, 4 de março de 2024
A caminho do 25 de Abril - 7
«Plenário de Cascais do Movimento de Oficiais das Forças Armadas, em que é aprovado o documento “o Movimento, as Forças Armadas e a Nação".» (Daqui)
Placa na casa onde teve lugar a reunião.
Rua Visconde da Luz, n.º 13, Cascais. (Daqui.)
«Reunião do Movimento em casa do capitão [piloto-aviador Fernando] Seabra, em A. Presentes representantes dos três ramos das Forças Armadas. Discute-se o programa a apresentar. Os representantes da Marinha (Almada Contreiras, Pedro Lauret, Costa Correia e Vidal Pinho) fazem questão de afirmar que só se vinculariam a um programa político progressista, aceitando estar em Cascais como observadores. É elaborado o 1.º Documento Político Programático: “O Movimento as Forças Armadas e a nação”. Os representantes da Força Aérea manifestam a sua discordância com a solução preconizada para o problema colonial.» (Daqui)
Marcadores de livros - 2957
Mais um marcador de Célestine, petit rat de l'Opéra para acrescentar a estes.
domingo, 3 de março de 2024
Boa noite!
Uma escolha da Maria:
«Les Barricades Mystérieuses» é uma peça para harpa de Couperin (compositor de que gosto bastante), que Yair Avidor transcreveu e toca.
A caminho do 25 de Abril - 6
Diário de Lisboa, 5 mar. 1974
Reunião da Comissão Coordenadora em casa de Luís Macedo, preparatória da reunião de Cascais. Decidem que Otelo e Vasco Lourenço vão falar com Spínola, procurando obter informações sobre a comunicação que Marcelo Caetano fará no dia seguinte e que ficará conhecida como «Não transigiremos!».