Prosimetron

Prosimetron
Mostrar mensagens com a etiqueta Itália. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Itália. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Golfo de Nápoles

A nossa nova vinheta mostra o Castello Aragonese de Ischia, uma das muitas ilhas situadas no Golfo de Nápoles. Será em breve o destino de um dos prosimetronistas...


quinta-feira, 2 de maio de 2019

500 anos após a morte de Leonardo da Vinci-comemoração

Itália e França juntam-se na comemoração a Leonardo da Vinci.


Leonardo da Vinci, Rapariga a lavar os pés a uma criança, pertence à Faculdade de Belas Artes do Porto. Ainda não se sabe como chegou àquela faculdade.


Boa noite!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Matera - Capital Europeia da Cultura



A última vinheta de 2018 é dedicada à cidade italiana de Matera que se situa na Basilicata, bem no sul da península. Outrora considerada uma das localidades economicamente mais atrasadas, apresenta-se agora como palco para a Capital Europeia da Cultura 2019 (em parceria com Plovdiv na Bulgária). A cerimónia oficial de arranque teve lugar no passado dia 19 de Dezembro. 
A chamada “città dei sassi”, desde 1993 Património Mundial da UNESCO, aproveita a sua geologia e história para um vasto conjunto de acontecimentos culturais ao longo do próximo ano.

Neste sentido, a todos os estimados leitores um óptimo 2019!

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Caixa do correio - 103

Enviado por uns amigos que andaram a passear pelas terrinhas do lago de Como. E a fazer-me inveja. Da boa. :)

terça-feira, 12 de setembro de 2017

A nossa vinheta: Ravena

http://milviatges.com/2016/que-ver-en-ravena-mosaicos#
Mosaico na Basílica de São Vital

A viagem dos nossos prosimetronistas 'italianos' continua. Desta vez a passear em Ravena, sobretudo (penso eu) a ver mosaicos bizantinos...

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A nossa vinheta: Bolonha




Dois prosimetronistas andam por Bolonha, de onde enviaram estas fotos. Espero um dia voltar a esta maravilhosa cidade. Buona gionarta! Buon viaggio!




terça-feira, 22 de agosto de 2017

Magnífica Itália


A rtp2 inicia (iniciou...) hoje uma série documental sobre a Itália. Todos os dias úteis, por volta das 16.30h, a estação televisiva convida-nos a explorar um dos mais belos países do mundo. "De Veneza a Roma, Sicília ou Toscana, cada episódio é um itinerário distinto pelas 20 regiões de Itália que mostra a herança natural e artística deste país de rara beleza. A história, o património cultural e gastronómico contado através de testemunhos de especialistas, celebridades, artesãos, artistas e cozinheiros." (site rtp 2) .

Única "falha": a série é em inglês, e não na língua de Dante... Assim, a nossa nova vinheta é dedicada à península itálica. Mostra Camogli, uma pequena localidade na região da Liguria...


segunda-feira, 10 de julho de 2017

Parabéns, Filipe!

Uma assinatura (virtual) desta magnífica revista para belas férias em Itália:

Um dia feliz!


terça-feira, 21 de março de 2017

Onde me apetecia estar - 135





Depois de uma semana tão intensa como a passada, estaria muito bem no Arno Spa, instalado na bela Villa La Massa, mansão bucólica do séc.XVI, nas colinas de Chianti na Toscana. É o primeiro spa dirigido pela Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella, com experiências como as pedras quentes em argila vermelha da Toscana, o extracto de arnica, óleo de passas maceradas com rosmaninho toscano. Se somarmos a tudo isto passear por entre os ciprestes e limoeiros a perder de vista ...

quarta-feira, 15 de março de 2017

Onde me apetecia estar - 132





Em Modena, para almoçar e jantar no melhor restaurante da Europa : a Osteria Francescana . Dias não são dias ! :)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Onde me apetecia estar - 126



 Estaria muito bem na Ilha de Loreto, uma das três ilhas do Lago d' Iseo, no norte de Itália entre Bréscia e Bérgamo. É uma ilha privada, que passou ao longo dos séculos por várias famílias italianas.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Ainda Dario Fo...


Como pequeno aditamento ao post de MR de ontem, vemos Dario Fo e sua mulher, Franca Rame, numa imagem de 1962, quando Dario e Franca decidiram virar costas ao programa Canzonissima da Rai que impunha uma censura severa aos textos políticos dos dois. Este "exílio" demoraria até 1977, ano em que a Rai2 passou a transmitir os sketch de Dario e Franca. Durante estes quinze anos, a Itália viveu um período de grandes modificações sociais, tendo o casal Fo/Rame defendido uma ala que alguns críticos posicionavam à esquerda do PCI.
O filho, Jacopo, lamentou ontem numa entrevista a forte oposição que o pai enfrentou ao longo de toda a sua vida, esperando que a Itália se unisse em homenagem ao Prémio Nobel de 1977.
O corpo de Fo encontra-se em câmara ardente no Piccolo Teatro de Milão.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Caixa do correio - 64

Aqui têm a «Puglia em todo o seu esplendor natural, banhada por dois mares muito agradáveis.» Diz quem lá esteve.
 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

De Lecce

Dos nossos viajantes na Puglia: «Para não ser só praia :) , aqui fica o esplendor do barroco pugliese na cidade de Lecce .»


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

De Otranto

Diretamente para o Prosimetron

Boas férias para os dois prosimetronistas que andam de férias pela Puglia. E bons banhos!

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Adoro italianos

Adoro italianos, sejam eles irresponsáveis, loucos, responsáveis, ou o que a Europa económica lhes queira chamar.
Lamento o mau momento que estão a passar em Amatrice.

Roma, mural do império

Leia-se a seguinte notícia:

«Em Novembro do ano passado, o Primeiro-Ministro Matteo Renzi anunciou a criação de uma significativa grelha de investimentos que envolvia medidas de apoio nas acções contra o terrorismo e e uma verba destinada a apoiar a promoção cultural de um país onde quase tudo o que é essencial passa pelo História e pela Cultura. 
Estabelecendo uma inusitada proporcionalidade, como o próprio PÚBLICO agora noticia, por cada euro destinado às acções de segurança o mesmo valor deverá ser atribuído aos jovens para a desejada fruição cultural. Os beneficiários desta medida política que suscita uma natural e justa reflexão são os 550 mil jovens que completem 18 anos este ano. Não se conhece estratégia semelhante noutro país, designadamente da União Europeia. Nesta Europa em crise é obra. 
A partir de 15 de Setembro próximo, cada um destes jovens vai receber 500 euros que deverá aplicar de forma justa e já prevista em museus, exposições, aquisição de livros, concertos e outros eventos culturais. É uma medida justa e inovadora, mas é forçoso reconhecer que, nos tempos que correm, estes consumos poderão não ser os mais entusiasmantes para este sector específico da juventude. Na verdade, a base da fruição cultural assenta nos consumos que se fazem neste domínio, sobretudo num país que tem cidades como Amatrice com 100 igrejas de várias épocas para visitar.»


José Jorge Letria, Público,  31/08/2016

Boa tarde!

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Onde me apetecia estar





Apetecia-me caminhar também sobre as águas do lago Iseo, mais propriamente sobre os 200 000 cubos flutuantes da instalação de Christo que unirá até 3 de Julho a cidade de Sulzano e a ilha Monte Isola , no norte de Itália .

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Giovanni Battista Moroni - a nossa nova vinheta


Termina hoje uma exposição em Bergamo (Itália), intitulada Io sono il sarto e dedicada à obra de Giovanni Battista Moroni (1522 - 79).
Moroni nasceu em Albino, próximo de Bergamo. Completou os seus estudos em Bresciae Trento, onde, durante o Concílio, estabeleceu contactos com pintores de renome de então. Após o seu regresso a Bergamo, tornou-se no retratista "oficial" da nobreza local. Seguiu o ideal do retrato maneirista, em particular, a obra de Tiziano. No entanto, para além de personalidades da alta sociedade, foram igualmente os artífices da classe média em que Moroni se centrou. Um exemplo é "Il Sarto" que se encontra na National Gallery de Londres desde 1862, mas que regressou à sua "terra natal" por três meses. Embora um pouco extemporâneo, esta bela tela merece uma vinheta!