Prosimetron

Prosimetron
Mostrar mensagens com a etiqueta Verão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Verão. Mostrar todas as mensagens

domingo, 15 de setembro de 2019

Jardins - 41

Carl Larsson - Verão em Sundborn, ou Rapariga no Jardim, 1913

«It is a golden maxim to cultivate the garden for the nose, and the eyes will take care of themselves.»
Robert Louis Stevenson

terça-feira, 3 de julho de 2018

A nossa vinheta

Childe Hassam - Summer Sunlight (Isles of Shoals),  1892
Jerusalém, Israel Museum

Embora o sol e o verão estejam desaparecidos, é normalmente nesta estação que tentamos pôr a leitura em dia. A posição da senhora é que não é, quanto a mim, das mais confortáveis para ler.
Há uns dias li esta citação num blogue, num verso de um marcador. E gostei. Deixo-a aqui.

«Se apenas leres os livros que toda a gente lê, apenas podes pensar o mesmo que os outros estão a pensar.»
Haruki Murakami

sábado, 1 de julho de 2017

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Marcadores de livros - 744

Fim da primavera, início do verão:

Eugène Grasset - Primavera, Verão.
Pormenores de biombo das Quatro estações.
Paris, Petit Palais

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Marcadores de livros - 737

Estamos quase no Verão, mas as temperaturas elevadas já aí estão.

Mary Cassatt - Summertime, 1894
Madrid, Museu Thyssen

Obrigada, Justa!

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Solstício de verão

Domingos Costa - Alegoria ao Verão

Difícil Poema de Amor 

Separo-me de ti nos solstícios de verão, diante da mesa
do juiz supremo dos amantes. Para que os juízes
me possam julgar, conhecerão primeiro o amor desonesto infinito feito de marés ambulantes
de espinhos nas pálpebras onde as ruas são os pontos únicos
do furor erótico e onde todos os pontos únicos do amor
são ruas estreitíssimas velocíssimas que se percorrem como um fio de prumo sem oscilação. 
[...]

Luiza Neto Jorge

terça-feira, 23 de junho de 2015

Da vinheta

A chegada do Verão através dum trabalho do duo suíço Plonk et Replonk que trabalha de forma genial antigos postais de férias .

domingo, 21 de junho de 2015

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Elas estão a chegar...


Apesar de faltarem ainda uns diazitos já estou em modo de férias!

A praia dentro de Lisboa


A partir de agosto um dos lagos do Jardim do Torel vai ser transformado em praia. O projeto inclui 100 metros cúbicos de areia de rio, um bar de praia, nadadores salvadores e bolas de berlim. Entre as animações previstas estão escalada e cinema, totalmente gratuitas.
A ideia deixa-me um pouco apreensivo por diversas razões; desde o tipo de frequência às enchentes que de certeza se prevêem, mas enfim, só irá quem quiser.
Pela sua localização e beleza, o Jardim do Torel é um dos segredos mais bem guardados de Lisboa. O nome provém de uma família Thorel, talvez de origem holandesa, com uma propriedade no local. Sabe-se que no reinado de D. João V havia em Lisboa um Marco António Thorel, que vivia na Travessa do Convento de N. S. do Monte do Carmo e que teve vários filhos, entre eles João Caetano Thorel da Cunha Manuel. Terá sido este o primeiro da família que construíu o palácio que deu nome ao sítio.
Vai ser a vinheta da semana.


domingo, 13 de julho de 2014

Eu também gosto é do verão


Os Fúria do Açúcar gostam é do verão; eu também, porque verão é praia, é preguiçar, é tomar um copo ou jantar ainda com o pòr do sol no horizonte, como fiz ontem. Pena é depois o regresso a casa ser um verdadeiro teste à paciência. Eram quase 23 horas quando meti a chave à porta.

segunda-feira, 24 de março de 2014

«Março marçagão» - É hoje!

 
Il. de John Falter - Rainy wait for a cab, 29 mar. 1947

Março marçagão: de manhã Inverno, de tarde Verão e de noite nariz de cão.

Joe DeMers - Too slow for the crowd. Il para The Saturday Evening Post, 11 mar. 1961

Março marçagão: de manhã cara de cão, ao meio-dia de rainha e à noite de fuinha.

Por sugestão do Jad.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sabores de verão


Ao espreitar um dos meus blogues preferidos sobre culinária - o Cinco Quartos de Laranja - dei de caras com esta receita de gin tónico. Excelente ideia para uma tarde de verão. E se for na praia, melhor ainda.

Um copo de Gin, 1 colher de bar, 1 strainer (coador), um descascador e um doseador. Gin, água tónica Schweppes, de lima, laranja ou limão, bagas de zimbro, pimenta-rosa e gelo.

Retirar um pouco de casca de um citrino - eu usei laranja - e pressionar a casca de modo a que o óleo presente na casca do fruto passe para o copo. Passar rapidamente a casca pelo copo.

Encher o copo de cubos de gelo e rodá-los de modo a gelar o copo. Com o strainer retirar a água que entretanto derreteu.

Adicionar o Gin na proporção de 50 ml de Gin para 20 cl de água tónica. De seguida colocar a colher de bar e começar a verter a água tónica de modo a que ela passe pelo cabo da colher, para assim minimizar a perda de gás.

Adicionar três a quatro bagas de zimbro esmagadas e pimenta-rosa. Também pode juntar-se a casca de um citrino. No final, passar a colher pela bebida de modo a que o Gin e a água se misturem melhor.

domingo, 4 de agosto de 2013

Elegâncias estivais

Talvez um bocadito quentes! Mas podem usar-se, ao menos, nas noites nem sempre "dentro dos valores da época". O modelito será da Joana Vasconcelos?