Homenagem a Callas
[Fato de Alexandre Benois para Maddalegna di Coigny (Andrea Chénier, Giordano); 1955]
[Ulisse Sartini (1943-), Retrato de Callas, óleo sobre tela, Milano, Museo Teatrale alla Scala]
Voltamos, ao Museo Teatrale alla Scala, em Milão, para o rever com mais calma. Na visita anterior, a 16 de Setembro de 2007, fizéramos parte, eu e M., do turbilhão de gente que esgotava o espaço. Nesse dia o mítico teatro de música clássica evocava Maria Callas, lembrando a passagem dos 30 anos da morte da diva de origem grega, nascida, em Nova York, em 1923.
A homenagem, que o la Scala organizou a Callas, foi composta por duas mostras e um filme: “I costumi di scena” [Trajes de palco] (Museo Teatrale); “Immagini dietro le quinte” [Imagens de bastidor] (Ridotto dei palchi “A. Toscanini”); e “Callas Assoluta”, estreia mundial do documentário de Philippe Kohly (Teatro alla Scala).
Continua ainda em cena a exposição dedicada à roupa usada por Callas durante as representações no la Scala. São cerca de uma trintena os vestidos expostos usados pela diva na década de cinquenta. Embora a maioria sejam desenhados e concebidos por Nicola Benois, temos também criações assinadas por Franco Zeffirelli; Alexandre Benois; Piero Zuffi; Salvatore Fiume; Leonor Fini; e Mario Vellani Marchi. Perante cada um tentamos idealizar a personagem. Desde Imogene (Il pirata, Bellini) a Fedora Romazoff (Fedora, Giordano), passando por Elisabetta di Valois (Don Carlo, Verdi), por Lady Macbeth (Macbeth, Verdi), por Rosina (Il barbiere di Siviglia, Rossini), por Costanza (Il ratto dal serraglio, Mozart), e tantas, tantas outras... Sonhamos com a voz de Callas em confronto com a veste.... imaginamos o corpo e a cena.
Vale a pena revisitar o elegante “mundo” de Callas.
As mostras foram acompanhadas pela edição de um maravilhoso catálogo, sob a responsabilidade de Vittoria Crespi Morbio, Maria Callas : Gli anni della Scala, (Allemandi & C.), que integra ainda um disco, La Callas alla Scala, onde se podem escutar trechos das mais memoráveis representações, para além de duas partes de uma entrevista.
“La Diva invade la scena e invade la vita”... fica-nos a lembrança da forma de um corpo de onde saiu uma das vozes mais imortais. A ver, ou rever, até 30 de Setembro de 2008.
A homenagem, que o la Scala organizou a Callas, foi composta por duas mostras e um filme: “I costumi di scena” [Trajes de palco] (Museo Teatrale); “Immagini dietro le quinte” [Imagens de bastidor] (Ridotto dei palchi “A. Toscanini”); e “Callas Assoluta”, estreia mundial do documentário de Philippe Kohly (Teatro alla Scala).
Continua ainda em cena a exposição dedicada à roupa usada por Callas durante as representações no la Scala. São cerca de uma trintena os vestidos expostos usados pela diva na década de cinquenta. Embora a maioria sejam desenhados e concebidos por Nicola Benois, temos também criações assinadas por Franco Zeffirelli; Alexandre Benois; Piero Zuffi; Salvatore Fiume; Leonor Fini; e Mario Vellani Marchi. Perante cada um tentamos idealizar a personagem. Desde Imogene (Il pirata, Bellini) a Fedora Romazoff (Fedora, Giordano), passando por Elisabetta di Valois (Don Carlo, Verdi), por Lady Macbeth (Macbeth, Verdi), por Rosina (Il barbiere di Siviglia, Rossini), por Costanza (Il ratto dal serraglio, Mozart), e tantas, tantas outras... Sonhamos com a voz de Callas em confronto com a veste.... imaginamos o corpo e a cena.
Vale a pena revisitar o elegante “mundo” de Callas.
As mostras foram acompanhadas pela edição de um maravilhoso catálogo, sob a responsabilidade de Vittoria Crespi Morbio, Maria Callas : Gli anni della Scala, (Allemandi & C.), que integra ainda um disco, La Callas alla Scala, onde se podem escutar trechos das mais memoráveis representações, para além de duas partes de uma entrevista.
“La Diva invade la scena e invade la vita”... fica-nos a lembrança da forma de um corpo de onde saiu uma das vozes mais imortais. A ver, ou rever, até 30 de Setembro de 2008.
...Vissi d'arte, vissi d'amore... (Tosca)
[Em 6 de Setembro de 2007, o Scala ficou ainda marcado no nosso imaginário, por outro acontecimento. Foi lá que, num êxtase de comoção, prestamos homenagem a Luciano Pavarotti, no dia da sua morte, minutos antes de assistirmos ao Don Quixote, numa coreografia de Rudolf Nureyev para a Música de Lugwig Minkus]
[Em 6 de Setembro de 2007, o Scala ficou ainda marcado no nosso imaginário, por outro acontecimento. Foi lá que, num êxtase de comoção, prestamos homenagem a Luciano Pavarotti, no dia da sua morte, minutos antes de assistirmos ao Don Quixote, numa coreografia de Rudolf Nureyev para a Música de Lugwig Minkus]
Se compraste o catálogo, que tal mostrá-lo aos amigos ?
ResponderEliminarViva Callas !
A descrição é de tal forma hipnótica que não resisti a procurar o "Callas Assoluta" em DVD: para meu grande alívio, depois de algumas buscas fracassadas encontrei uma edição britânica e outra australiana.
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