segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A Austrália e as Olímpiadas


A Austrália tem um orgulho tremendo no seu desempenho olímpico. Toda a gente fala sobre os jogos, todos conhecem os campeões (ou candidatos a) e todos seguem os desportos. Este ano, como os Jogos decorrem deste lado do Mundo, há écrans por todo lado (pelo menos em Sydney e Melbourne) onde a população se aglomera para ver as provas.
Os primeiros indícios da obsessão começaram com pequenas conversas entre amigos, em torno a factos. Se se fizer uma distribuição de medalhas de ouro (ou total de medalhas) dos Jogos de 2004 em proporção da população, a Austrália é o #3 (a seguir às Bahamas, o que muito aborrece os Australianos, e à Noruega). A seguir aos gigantes (EUA, China e Rússia), quem obteve mais medalhas em Atenas em 2004? Resposta: A Austrália. Para além da Grécia, que outra nação participou em todos os Jogos Olímpicos de Verão da era moderna? Resposta: A Austrália. E assim por diante.
Neste momento, hora de almoço, os meus colegas estão alegremente a almoçar e a contabilizar medalhas em natação (a sua modalidade de eleição).
PS - Quando perguntei aos jovens analistas se sabiam que havia uma guerra na Europa, todos me responderam imediatamente que sim, debatendo que a cobertura da BBC era melhor do que a do Sydney Morning Herald e começaram a discutir a guerra entre a Rússia e a Geórgia -- por cinco minutos. Depois houve mais uma prova de natação.

Sem comentários:

Enviar um comentário