Paul Newman faleceu dia 26, com 83 anos. Uma das estrelas mais luminosas do firmamento de Hollywood, Newman atingiu a imortalidade com "Gata em Telhado de Zinco Quente" (1958), contracenando com Elizabeth Taylor.
Voltou a brilhar em "Sweet Bird of Youth" (1962), com Geraldine Page (em que ambos retomaram os seus papéis da Broadway), "Butch Cassidy and the Sundance Kid" (1969) e "A Golpada" (1973), ambos ao lado de Robert Redford, "The Hustler" (1961) e "A Cor do Dinheiro" (1986), tendo interpretado em ambos o papel de "Fast" Eddie Felson (e conquistado o Óscar de Melhor Actor neste último). Conquistou o prémio de melhor Actor em Cannes com "The Long Hot Summer" (1958), a sua primeira colaboração com Joanne Woodward, que viria a ser sua mulher. Juntos, contracenaram em 10 filmes, o último dos quais foi "Mr. and Mrs. Bridges" (1990). Ganhou o Urso de Prata de Berlim com "Nobody's Fool" (1994).
Além de actor, foi realizador e produtor de cinema, corredor de automóveis (incluindo as 24 horas de Le Mans) e fundador de "Newman's Own", uma marca de molhos de culinária cujos benefícios reverteram para a caridade (excederam os $220 milhões de dólares).
Para mim, ficam Brick Pollitt, Chance Wayne, "Fast" Eddie Felson, Luke Jackson, Ari Ben Canaan, Butch Cassidy, Hud Bannon, Michael Armstrong, Lew Harper, Frank Galvin... Para outros ficarão muitos mais.
Perdemos um dos maiores actores do século XX.
ResponderEliminar"Uma estrela das mais luminosas", diz tudo sobre Paul Newman.
ResponderEliminarGosto imenso do seu ar de mistério e da força que dava às suas personagens.
Obrigada pela informação do filme: "The Remains of the Day".
Triste, embora esperado. Gosto imenso do Paul Newman. Nunca agradecemos suficientemente a estes seres que nos iluminam a vida, sejam do cinema, da música, da escrita, da pintura, da arquitectura,....
ResponderEliminarM.
«Os mais belos olhos azuis do cinema»:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=7rWAYzUQQp4
http://www.youtube.com/watch?v=uIanl2rIy1U&feature=related
M.
Para nós, permanecerá sempre um actor fulgurante!
ResponderEliminarSegundo vem no DN de hoje, ao saber da sua morte, George Clooney disse: "Ele pôs a fasquia alta demais para todos nós, e não apenas os actores".
Também gosto do George Clooney. Ambos são pessoas, para além de grandes actores. Pelo menos é o que transparece.
À procura de informações encontrei isto:
ResponderEliminarhttp://www.latimes.com/entertainment/news/la-me-newman28-2008sep28,0,1129236.story
Bom Domingo.
É melhor este site, vai directo sem ter que gramar a publicidade do Lexus como o que retirei do jornal.
ResponderEliminarhttp://br.youtube.com/watch?v=7rWAYzUQQp4
Fui esperar uma pessoa ao aeroporto e lá está(va) na parede Giorgio «o Magnífico», publicitando o Martini Rosso. Um prazer para a vista! Não pude deixar de me lembrar do comentário que fiz de manhã.
ResponderEliminarO Paul Newman também nos deleitava... e continuará a fazer-nos sonhar.
Miss Tolstoi.
ResponderEliminar«Pelo sonho é que vamos» (Sebastião da Gama).
M.
Hud?
ResponderEliminar