O Ghan (diminutivo de Afghan, em homenagem às caravanas de camelos paquistanesas que primeiro atravessaram o continente) é um comboio que atravessa a Austrália na vertical, entre Adelaide (no Sul) e Darwin (no Norte, perto de Singapura).
Entrei ontem em Adelaide, uma das cinco "capital cities". Estive a calcorrear a cidade, que faz lembrar um cruzamento entre uma mini-Cambridge e um subúrbio de uma cidade do Faroeste, com uma "Main Street" muito animada em termos de restaurantes e bares.
O passeio cruza o deserto vermelho da Austrália, vendo algum gado de quando em vez, umas avestruzes (ou emus?) e um par de cangurus.
Hoje voltei a ter rede em Alice Springs, onde parámos meia dúzia de horas. É uma aldeia grande, também reminiscente do Faroeste, com uma forte presença de população aborígene. Vale a pena uma visita ao Museu dos Royal Flying Doctors, que socorrem as populações dispersas da ilha.
Com 35º C lá fora, sabe bem regressar ao conforto do Ghan. Vamos partir.
Aqui há anos, passou uma série na tv sobre grandes viagens de comboio. Uma delas era essa e era fascinante.
ResponderEliminarBoa viagem,
M.
Um país continental, pela diversidade geográfica e climática.
ResponderEliminarTalvez ainda faça o Ghan.
Boa continuação.
Também gostava de fazer esta viagem!
ResponderEliminarSe miss Tolstoi me desafiar, eu vou com ela e aproveito para aprender Russo.
ResponderEliminarDesafio feito. E talvez então consigamos tomar lá o nosso chá, porque em Lisboa parece difícil. Agradar-lhe-á este local?
ResponderEliminarhttps://www.thetearoom.com.au/
Pensei que já andava a aprender russo...
Cara Miss Tolstoi: nada como o convivio para aprender, a sério, uma língua. o resto é só blá, blá... Mas para a Austrália o russo não nos vai servir de grande coisa. Да! Я уверен?
ResponderEliminarEsqueci-me de dizer que o local, para o chá, é lindo! Cara Miss Tolstoi.
ResponderEliminarA propósito de blá blá blá...:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=8IVJhwDp2EQ&feature=related
Esta língua é que não entendemos! (acho eu!)
Uns têm «personal trainers», será que o JAD tem um «personal translator»?
JAD,
ResponderEliminarNão sei o que responder à sua pergunta. Mas o seu russo vai de vento em pompa! Qualquer dia trocamos a Austrália pela Rússia.