sexta-feira, 21 de novembro de 2008
As nove rodagens mais azaradas do cinema - 9
"Plano 9 do Vampiro Zombie" (Ed Wood, 1959). Patético é o mínimo que se pode dizer deste filme ou não tivesse ele a assinatura do "pior realizador do mundo". E para cúmulo dos azares ainda a rodagem ia no início quando se deu a morte do protagonista - Bela Lugosi. Mas voltando ao filme, projecto financiado pela Igreja Baptista de Beverly Hills, este conta a história de uns extraterrestres que planeam invadir a Terra e, para tal, ressuscitam alguns mortos que devem acabar com o resto. Os ovnis, presos por fios visíveis até mais não, balançavam quando alguém abria a porta do estúdio, os planos de dia e de noite alternavam na mesma sequência, sombras chinesas muito pouco aterradoras (eram membros da equipa a entrar no plano por engano) percorrem o filme e cada vez que aparece a personagem de Lugosi esta surge de cara tapada com uma capa. Ed Wood substituíu a ex-estrela por outra pessoa que segundo uns afirmaram tratava-se do homeopata da sua mulher; outros, a pedicura de Lugosi! A obra-prima só chegaria ao grande público em 1994 quando Tim Burton dedicou um filme a Ed Wood.
E no entanto, sendo péssimo, é irresistível...
ResponderEliminarNunca vi. Mas, não me importava de ter entrado na figuração... Deve ter sido incrivelmente hilariante. jps
ResponderEliminarEu tenho este que é considerado um dos piores filmes jamais feitos.
ResponderEliminarUm dia destes, fazemos um visionamento colectivo.
Acho uma excelente ideia, Luís. Assim o JPS até vai ficar aliviado por não ter participado na figuração. Também não vi o filme mas estou curioso.
ResponderEliminar