A pintora Ana Maria Botelho vai expor no Luxemburgo, no Centro Cultural Português, do Instituto Camões, óleos e desenhos, nomeadamente alguns quadros da sua fase dos "palhaços". A inauguração está marcada para dia 5 de Fevereiro próximo.
Ana Maria Botelho – nasceu em Lisboa em 1936. Teve como primeiros Mestres, Eduardo Malta e João Reis. Cursou “Formation Général en Philosophie dês Arts et Sciences” no Instituto de Mortefontaine, Paris. Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior do Louvre em Paris e frequentou a Escola Superior de Belas Artes em Roma.
Depois de colectivas em Paris e Roma fez a sua primeira exposição individual em Lisboa no S.N.I. em 1963, seguida da galeria do Diário de Notícias, Junta de Turismo da Costa do Sol, casino do Estoril, e muitas mais.
Seguem-se desde então 52 exposições individuais em Portugal e no Estrangeiro e participações em dezenas de exposições colectivas por toda a Europa, E.U.A., Austrália e Brasil.Em 1963 foi-lhe atribuído o prémio revelação de pintura portuguesa e em 1979 ganhou em Paris a medalha de ouro com um retrato. Está representada em colecções particulares no Mundo inteiro, particularmente em Portugal e nos Museus de Arte Moderna de Famalicão (Fundação Cupertino Miranda), Museu do Caramulo, Museu Malhoa nas Caldas da Rainha, Museu de Castelo Branco, Museu de Arte Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Mário Soares, Museus Municipais de Loures, Alcochete, etc. No estrangeiro, nos museus de Arte Moderna de Sidney, São Paulo, Paris, Bruxelas, Lille, Amsterdam, Copenhague, São Francisco, Bangock, Museu dos Artistas Europeus em Miami, Fundação Rockfeller em Washington, Museu Hermitage em São Petesburgo e Museu Gugenheim em Nova Iorque.
Gosto do trabalho dela.
ResponderEliminarA.R.
Também gosto de algumas telas. Mas é uma boa novidade.
ResponderEliminarOuvi dizer que estava muito doente, espero que não seja daquelas iniciativas que se fazem antes de...
ResponderEliminar