" Ninguém tem autorização para exibir um pingo de alegria em 2009. A economia é um assunto sério e ninguém, com a sempre presente excepção dos loucos inimputáveis, pode demonstrar um sorriso mínimo. 2009 será um ano para passar de portas fechadas, janelas fechadas, debaixo da cama. Estamos em Janeiro, tomemos fôlego.
Em 2009, não será tolerada a audição de ritmos demasiado dançantes, nem o uso de roupas demasiado garridas. Desaconselha-se o consumo de bebidas doces. Quem se apaixonar ao longo do ano de 2009 terá de assumir as completas responsabilidades desse risco.
O Governo não poderá ser acusado, seja de que forma for, desse possível fracasso. Estamos perante uma conjuntura internacional, que transcende largamente a acção de qualquer governo, e que apenas pode ser discutida em linguagem incompreensível. (...)
2009 será um ano cinzento. Quem engravidar no primeiro trimestre deste ano, deverá tentar encolher-se até, pelo menos, 2010. Uma vez que as previsões apontam para a continuidade da recessão também no próximo ano, o aconselhável será evitar essa situação em absoluto. (...) "
- José Luís Peixoto, Um seis de cabeça para baixo, in VISÃO de 15 de Janeiro de 2009.
Também tive a ideia de trazer ao blogue as palavras de JL Peixoto neste seu retrato para 2009.Gostei do texto.
ResponderEliminarComo deves ter reparado, apenas postei uma parte do texto por economia de página. Mas também gostei muito, e eu que nem sou fã do J.L. Peixoto.
ResponderEliminarFantástico...sentido de humor requintado.
ResponderEliminarA.R.