domingo, 25 de janeiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


" O primeiro sulco aberto na terra pelo homem selvagem foi o primeiro acto de civilização."
- Alphonse de Lamartine
Tem razão este grande poeta, político e historiador francês. O nascimento da Agricultura, com a qual os nossos distantes antepassados deixaram de viver apenas dos frutos colhidos e das aleatórias caça e pesca, e a consequente sedentarização, é um marco civilizacional na história da espécie humana. Cultivar os campos, perceber os ritmos das estações, guardar o que sobra para os dias difíceis- indubitavelmente um grande progresso na saga da humanidade.

2 comentários:

  1. E lamentavelmente, a Agricultura deixou de fazer parte do ciclo económico do chamado Primeiro Mundo. Hoje em dia, são os serviços a que se atribui uma importância por vezes excessiva e de valor acrescentado duvidoso.

    ResponderEliminar
  2. Se a afirmação do dia pode ser contestada, coisa que eu gosto sempre de fazer, até para me contestar, diria que o Filipe Vieira Nicolau está completamente certo e só peca por defeito na avaliação e não por excesso. Vejamos o caso do valor atribuídos não só às pernas dos jogadores de futebol e às especulações bolsistas que deram os resultados que deram. Para não ser só apontar o dedo à economia... vejam por exemplo os preços absurdos de certas pinturas. claro que inflaccionados por quem quer "investir" ou lavar dinheiro

    ResponderEliminar