quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Moeda de D. Afonso I.

Há uns dias, coloquei uma moeda de 50 cêntimos porque comprei um livro com ela. Hoje, coloco aqui a moeda que se julga ter sido a primeira de D. Afonso I. E coloco-a por dois motivos:


1º Por causa da fotografia da "menina-república", sem provocações (a menina até era uma república sóbria, talvez por ser a preto e branco);
2º Para João Mattos e Silva, pois, aqui tem a que se julga ser a primeira moeda de Rei português.
Esta moeda foi retirada de um site de numismática mas estou a vê-la no livro de J. Ferraro Vaz - Livro das Moedas de Portugal, Braga: impresso nas oficinas da Livraria Cruz, 1970 (bilingue).
Não venho falar deste Rei, apenas digo que as primeiras moedas terão sido fabricadas em Braga e Coimbra, são de bolhão, liga onde predomina o cobre e escasseia a prata. Obviamente, que esta moeda atinge valores elevados devido à sua raridade. As únicas peças conhecidas são os dinheiros e as mealhas ou meios dinheiros, correspondentes aos valores mais baixos usados nos negócios. (p. 55)
Neste livro de Ferraro Vaz, o valor atribuído em 1970, era de 9.000$00. (p.57)
Quanto valerá hoje?
Não sei porque não tenho nenhum livro recente de numismática.
Adorava ter esta moeda mas...!
É uma delícia ler Ferraro Vaz, por causa da linguagem utilizada na História da Numismática de então. (1970).

4 comentários:

  1. Fico contente por ter achado graça. Tem sentido de humor!
    Não sou monárquica mas tinha um avô que era. Respeito os monárquicos e, se algum dia, por ventura, voltar a reinar um rei em Portugal, como democrata que sou vou prestar vassalagem.
    ana

    ResponderEliminar
  2. Tenho sim senhora. E porque sou democrata, respeito quem não pensa como eu. Mas se um dia Portugal voltar a ter um rei, respeitá-lo-ei mas não lhe prestarei vassalagem (sei que usou o termo como forma de expressão, claro), porque não sou vassalo de ninguém. Como os antigos portugueses diziam: o Rei é livre e nós somos livres.

    ResponderEliminar