segunda-feira, 16 de março de 2009

"O humorismo representa a mais sã de todas as filosofias".

Na Casa da Cultura de Coimbra está patente uma exposição de Luiz de Oliveira Guimarães.


"O Direito dos Humoristas ("entre nós que ninguém nos ouve", p. 68 a 81) - O humorismo representa a mais sã de todas as filosofias, que é a dos que sabem rir. O humorista comentando através da sua ironia os homens e os factos que andam à sua volta, produz, quando o faz com espírito superior e critério conceituoso, uma profunda obra moral.
(…) ao humorista assiste, indubitavelmente, o direito de reivindicar para si a situação de dignidade que legitimamente lhe pertence. (…) O humor vive de ironia; a ironia não é mais do que a forma intelectual do riso e o riso é tão velho como a Humanidade. (…) O riso é , pode afirmar-se, um direito natural do homem e, por consequência, um direito muito mais antigo e muito mais respeitável que o direito de propriedade,"


Dramaturgo, cronista, jurista, conferencista, jornalista, Luís de Oliveira Guimarães animou mais de meio século redacções de jornais, camarins de teatro, gabinetes de justiça, salas de livrarias, tertúlias de cafés. Foi amigo de Junqueiro e Cerejeira, de Pascoaes e Pessoa, de Dantas e Almada, entre outros.
Estudou Direito em Coimbra e foi terminar o curso em Lisboa, em 1922.
Osvaldo Macedo de Sousa – Luíz D’ Oliveira Guimarães Espírito de uma Época, Espinhal: Edição Humorgrafe, 2008 (1000 exemplares) p. 87

Sem comentários:

Enviar um comentário