segunda-feira, 16 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA


" É horrível assistir à agonia de uma esperança"
- Simone de Beauvoir
Não sei qual o contexto que levou Beauvoir a proferir esta frase, ou se falava genericamente, mas resolvi aplicá-la ao continente africano. Décadas depois das descolonizações, com imensos recursos naturais e humanos, é um continente estagnado, salvo raras excepções.
Ruanda, Darfur, Libéria, Congo, Zimbabué- nomes que nos habituámos a ver nas televisões e a ler nos jornais pelos piores motivos. Ao domínio colonial, sucederam-se regimes autocráticos e mesmo ditaduras sanguinárias ( Bokassas, Idi Amins e afins ), sendo raras democracias plenas.
Doenças tratáveis e outras controláveis, e até mesmo a fome, continuam a dizimar populações, enquanto os governantes se armam até aos dentes ou vão enchendo os bancos suiços, ou as duas coisas.

3 comentários:

  1. É verdade, é lamentável a "agonia de uma esperança". Mudam os homens mas continua tudo na mesma... e, a meu ver, ainda é pior porque foram os que lutaram pela mudança.

    Uma boa frase para pensar.
    A.R.

    ResponderEliminar
  2. Mudar nem sempre é para melhor. Infelizmente...

    ResponderEliminar
  3. Assino por baixo. E nós por cá vamos recebendo o ditador angolano como se fosse um grande estadista. Com o Dalai-Lama foi o que se viu, uma vergonha. Mas compreende-se pois o Dalai-Lama não tem petróleo para vender.

    ResponderEliminar