Depois de ler o post do Jad resolvi ir consultar o meu "guru" sobre este tema, o reputadissímo Geza Vermes, uma das maiores senão a maior autoridade sobre a vida de Cristo no nosso tempo. E lá tirei da "prateleira religiosa" da minha estante o fantástico The Passion. E aqui fica um extracto das conclusões a que o Prof.Vermes chegou depois de estudar a questão durante décadas :
" (...) in AD 30, the year of the Passion, Passover celebrated at the full moon on 15 Nisan fell on Saturday, 8 April, and that consequently Jesus, crucified on the eve of Passover ( 14 Nisan ), died on Friday, 7 April AD 30. "
- The Passion, Penguin Books, 2005.
Portanto, está o Prof. Vermes ( e a maioria dos scholars que estudaram este tema, crentes e não crentes ) convencido que Cristo morreu a 7 de Abril do ano 30, uma sexta-feira ( 14 Nisan no calendário judeu ).
Gostei de ver o Bosch na capa do livro.
ResponderEliminarÉ um tema que me interessa mas há coisas que eu deixo ao desígnio dos deuses, perdão neste caso, de Deus.
Já não sei se li na National Geographic, ou na Science & Vie um artigo sobre isto. Li na net para poder colocar a última Pietà no tempo correcto. Sempre achei estranho muitas das explicações e dos dogmas. Acho giro o mistério...gostava de crer, sem dúvidas. Atrai-me a religião e a sua História porque é tudo o que o homem não consegue explicar. Perdoem-me os cientistas. Porém não sou adepta da teoria criacionista.
A.R.
A verdade é que tanto o Criacionismo como o Evolucionismo têm lacunas, falhas e contradições, o que explica o sucesso do Intelligent Design ( Desígnio Inteligente ) como teoria alternativa nas últimas décadas.E não é por acaso que muitos crentes passaram a aderir a esta teoria intermédia.
ResponderEliminarÉ a primeira vez que ouço falar nisto Intelligent Design?
ResponderEliminarA teoria evolucionista já está ultrapassada pelo menos a de Darwin e Lamark e o Big Bang também se discute. Acredito nesta última e na evolução. Vou ter que ler sobre o Desígnio Inteligente, nome um pouco absurdo, não acha?
"Of Pandas and People", dei uma olhadela, não sei que dizer parece que a selecção inteligente vai dar ao mesmo...?!
Ensinou-me hoje, uma coisa, obrigada.
A.R.
Para os que sabem um pouquinho menos que eu explico que o dia 15 de Nissan é o dia da Lua Cheia. 14 de Nissan é portanto a véspera. Se os calendários que por ai circulam estiverem certos o dia de lua cheia do Ano 30 (da era cristã) foi a uma quinta-feira 6 de Abril. Neste momento não vou fazer manualmente as contas das Luas. Mas um dia...
ResponderEliminarO "intelligent design" é mais uma aldrabice do creacionismo. Surpreendentemente, continua a enganar os mais "cultos".
ResponderEliminarhttp://www.sciam.com/article.cfm?id=15-answers-to-creationist
De onde se conclui que até as sumidades metem a pata na poça... Às vezes numa grande poça...
ResponderEliminarNo meu comentário anterior está um link para o calendário Israélita. Para os menos conhecedores o ano 30 da era Cristã corresponde ao ano 3790. Podem preencher (colocando) o ano 3790; colocar o dia 15; colocar o mês Nissan e vão verificar que corresponde a "Jeudi" 6 de Abri; A véspera julgo que foi "mercredi", dia 5 de Abril (ou seja uma quarta).
ResponderEliminarObrigada ao anónimo que deu o site da Scientific American, espreitei mas preciso de ler com calma, vou guardar para depois da Páscoa. Tenho a casa cheia de gente...
ResponderEliminarA.R.
Já li o artigo do Scientific American. Gostei e aprendi. Fiquei satisfeita por saber que não dizia disparates mas não consigo apreender o conceito científico na sua totalidade devido à minha formação humanista e não científica. Obrigada ao anónimo que contribuiu para melhorar o meu conhecimento.
ResponderEliminarA.R.