- Igreja de Santa Cristina, Bolsena, Itália.
- Santa Juliana de Cornillon ou de Liége
Hoje é feriado em grande parte do mundo cristão, especialmente nos países de influência católica.
Mas quantos dos que beneficiam desta "pausa" conhecem a sua origem? Poucos. Mesmo muitos dos que hoje irão à missa- até porque é obrigatória, ou integrarão as procissões que se realizam, desconhecem tal origem, embora conheçam o significado deste dia dedicado à Eucaristia.
As ilustrações que estão supra representam os três factores que levaram à instituição da solenidade do Corpo de Deus, celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade: - Santa Juliana de Cornillon, cujas visões abriram o caminho, - O milagre eucarístico de Bolsena, ocorrido na Igreja de Santa Cristina dessa cidade italiana e cujas provas estão hoje na Catedral de Orvieto, - O Papa Urbano IV, que foi o pontífice que influenciado pelos dois factores anteriores instituíu a solenidade do Corpo de Deus em 1262.
Desconhecia a origem deste feriado. Graças ao teu post, vim a saber que a procissão do Corpus Christi em Orvieto, próximo do Lago di Bolsena, é considerada uma das mais belas da Itália.
ResponderEliminarE deve ser uma das mais antigas, dada a estreita ligação de Orvieto e Bolsena à Festa do Corpo de Deus.
ResponderEliminarPensava que era festa mais antiga do que o séc.XIII. Estamos sempre a aprender!
ResponderEliminarE não sabem que a origem foi um eclipse solar. Uma freira (futura Santa Juliana de Liège) interpretou o eclipse como um "pedido" de Cristo para uma festa ao seu corpo fora da época de pranto (a semana santa); se repararem o eclipse pode fazer lembrar uma hóstia com um resplendor ao seu redor... A festa ocorre sempre 40 dias depois da Páscoa...
ResponderEliminarQuem diria qu íamos ter este especialista em santos...
ResponderEliminarM.
Essa do eclipse desconhecia, mas vou averiguar. O que li falava em visões pessoais.
ResponderEliminarEm Paris comemora-se hoje, domingo 14 de Junho, a "fête-Dieu" com uma procissão, nas ruas da capital, saíndo da Igreja de St-Nicolas du Chardonnet, pelas 16 horas.
ResponderEliminarNão sei para o que estou guardada... Será que ainda vamos na procissão?
ResponderEliminarM.
Desculpem, no comentário acima, por gralha, escrevi 40 em vez de 70 dias depois da Páscoa
ResponderEliminar