Merce Cunningham, um dos grandes criadores da dança do século XX, como bailarino e coreógrafo, faleceu ontem aos 90 anos de idade. Aqui fica a sua coreografia Changing steps.
A coreografia é bonita;pena é não ter música. E sendo moderna, pelo menos esta, não repete os movimentos que o moderno bailado estabeleceu como regra, com os intérpretes retorcendo-se no chão! Não conheço muito bem a obra, mas vou tentar conhecer mais. A grande vantagem da arte é a sua vivência para além do criador.
João Mattos e Silva, Se gosta de Erik Satie veja a coreografia de Cunningham de 1964. Gostei imenso. É repousante; tem aqui o site: http://www.youtube.com/watch?v=mP0FTwKRa50
Também detesto aquele bailado moderno que deixou de ser bailado para ser qualquer coisa entre circo e ginástica. Há anos vi uma peça de Cunningham com música de John Cage que adorei. Mas não me recordo como se intitulava. Ou intitula.
Desculpa, ontem! Estava eu em Sintra.
ResponderEliminarObrigado pela rectificação, eu só ouvi hoje às oito da manhã.
ResponderEliminarJá tinha lido uns artigos sobre ele mas não conheço a sua obra!
ResponderEliminarO Luís veio aguçar a curiosidade. Obrigada!
Excelente!
ResponderEliminarA coreografia é bonita;pena é não ter música. E sendo moderna, pelo menos esta, não repete os movimentos que o moderno bailado estabeleceu como regra, com os intérpretes retorcendo-se no chão!
ResponderEliminarNão conheço muito bem a obra, mas vou tentar conhecer mais. A grande vantagem da arte é a sua vivência para além do criador.
João Mattos e Silva,
ResponderEliminarSe gosta de Erik Satie veja a coreografia de Cunningham de 1964. Gostei imenso. É repousante; tem aqui o site:
http://www.youtube.com/watch?v=mP0FTwKRa50
Também detesto aquele bailado moderno que deixou de ser bailado para ser qualquer coisa entre circo e ginástica.
ResponderEliminarHá anos vi uma peça de Cunningham com música de John Cage que adorei. Mas não me recordo como se intitulava. Ou intitula.