quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Prémio Nacional António Ramos Rosa - IV Edição

foto Jad: Milão, Museu Castello Sforzesco (2007)

"O ser é transformável e transforma-se"...
João Rui de Sousa.
- Quarteto para as Próximas Chuvas. - Lisboa: D. Quixote, 2008, p. 13

Um prémio com o nome de um amigo. Parabéns João Rui!

Do convite recebido:
O poeta João Rui de Sousa acaba de ser distinguido com o Prémio Nacional António Ramos Rosa, instituído pelo Pelouro de Cultura da Câmara Municipal de Faro, atribuído ao livro Quarteto Para as Próximas Chuvas, editado em Abril de 2008 pelas Publicações Dom Quixote. A cerimónia pública de entrega do galardão, patrocinado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve e Universidade do Algarve, terá lugar na próxima sexta-feira, dia 4 de Setembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro.

O Júri do Prémio, constituído pelo crítico literário António Carlos Cortez, José Luís Louro e Pedro Ferré decidiu, por unanimidade, atribuir a distinção a João Rui de Sousa "pelo equilíbrio clássico da sua poética em constante diálogo com a tradição modernista, perseguindo uma poesia elemental e com forte carga metafórica, sem esquecer a vocação erótica que se une à própria inquirição da vida e da escrita".

3 comentários:

  1. Por favor, reparar no pormenor das três faces.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, JR!
    M.

    Vou reparar no pormenor das três faces.

    ResponderEliminar
  3. Um grande poeta que merecia ser mais conhecido e é infinitamente maior do que muitos que ganham prémios uns atrás dos outros, vá-se lá saber porque artes...

    ResponderEliminar