Como acontece provavelmente com outros prosimetronistas, recebo regularmente correio electrónico proveniente da
Fnac onde nos é dado conhecimento das novidades da casa. Foi o que aconteceu ontem. A conhecida rede livreira não perdeu tempo e organizou a
caixa Saramago que contém os 2 livros mais polémicos do nosso Nobel:
O Evangelho segundo Jesus Cristo e o recente
Caim. Um excelente presente para aborrecer amigos mais devotos ou ver um sorriso de agradecimento nos rostos dos amigos ateus fãs de Saramago.
Gostei do "Evangelho Segundo Jesus Cristo" mas Caim não sei se vou ler...
ResponderEliminarAna
Comentando a última parte do post: Nem uma coisa, nem outra. Repetindo o que escrevi noutro comentário:
ResponderEliminarPrimeiro é preciso ler o livro. Depois comentar. Um prosimetronista JMS disse que primeiro era necessário ler (julgo que foi num livro acerca de Salazar) e depois dizer de nossa justiça. Com Saramago e o seu Caim passa-se exactamente o mesmo. Estou a ler. Não sou um ateu estúpido, não sou admirador de Saramago (só consegui ler um livro seu até ao fim), mas estou a ler o livro para depois poder comentar. Não sou Agnóstico; sou um Gnóstico.
J.
Confesso que não percebi o segundo comentário. O que é que a leitura de uma obra tem a ver com o efeito que oferecer a mesma produz?
ResponderEliminarDe qualquer modo, pensei que era claro o tom jocoso da parte final do meu post mas afinal parece que não.
Luís, a tua observação final revela intolerância, algo que os catolicos muito professam, significa que não leram a Biblia? Ou esqueceram-se do Novo Testamento?
ResponderEliminarLouro
Realmente talvez ande a ser pouco tolerante com José Saramago, mas ainda assim parece-me que a minha intolerância empalidece ao pé da dele.
ResponderEliminar