Por causa de um post que me foi dedicado pela Ana, o qual agradeço, e de um comentário chamando a atenção se seria um rapaz ou rapariga a tocar o alaúde, fui procurar o Bilhete-Postal que tinha recebido do quadro do Hermitage... era o mesmo. Encontrei três versões e aqui ficam identificadas. Espero não me ter enganado.
As três versões do tocador de alaúde
100 cm × 126,5 cm (c. 1596)
Wildenstein Collection
96 cm × 121 cm (c. 1596)
Gloucestershire: Ex-Badminton House
94 cm × 119 cm (C. 1600)
Saint Petersburg: Hermitage Museum.
Entre os últimos a diferença mais fácil de observar é a da janela reflectida na jarra. O primeiro não tem jarra (... nem flores)!
Todos (igualmente?) lindos. Se eu os pudesse ver aos três na mesma parede...
ResponderEliminar.... e em minha casa
ResponderEliminarIsso então!...
ResponderEliminarE afinal a que conclusão chegou! Tem maçã ou não tem maçã?
ResponderEliminarDadas as preferências, digamos, frutícolas, do Caravaggio, eu diria que tem uma maçãzita pouco desenvolvida.
ResponderEliminarFinalmente, "O Tocador de Alaúde"! E, à falta de um, vieram logo três. Embora não seja para mim, agradeço.
ResponderEliminarSe tem maçã ou não tem maçã, não sei. Sempre achei que era um auto-retrato, em que ele se "melhorou" em relação a outras representações que fez de si próprio.
ResponderEliminarCada qual vê-se como se quer. Ou como pode.