Com um sabor inconfundível e muito ligado ao Inverno, a castanha é rica em hidratos de carbono, apresenta menos de metade das calorias que qualquer outro fruto seco e fornece cerca de um terço da dose diária recomendada de vitamina E e um quarto da de vitamina B6. Em Portugal existe um dos castanheiros mais antigos de que há registo senão mesmo o mais antigo da Europa que se encontra na Vila de Guilhafonso, no distrito da Guarda. Trata-se de um exemplar imponente que se estima ter mais de 500 anos, atingindo 19 metros de altura e 32 de diâmentro de copa. Está classificado como património de interesse público desde 1971. Voltando às virtudes da castanha, os ouriços e as folhas desta árvore são indicadas para infusões que combatem a faringite e até mesmo a caspa do cabelo. Se os entendidos afirmam que as variedades portuguesas de castanheiro são as que produzem as melhores castanhas, sendo muito consideradas no comércio mundial, é em Itália que se situa a maior área florestal europeia de castanheiros.
Como todos sabemos, é na gastronomia que a castanha ganha especial destaque. Pode até mesmo inspirar o jantar de mais logo. Aqui vai uma sugestão:
Castanhas salteadas com cogumelos
500 g de castanhas congeladas; sal; 50 g de bacon em cubinhos; 50 g de manteiga; 1 cebola; 80 g de cogumelos e pimenta a gosto. Cozer as castanhas durante 5 minutos em água com sal. Escorrer e reservar. De seguida alourar o bacon numa frigideira. Adicionar-lhe a manteiga e a cebola descascada e picada finamente. Quando esta estiver murcha, juntar as castanhas e deixar alourar. Lavar e cortar os cogumelos em lâminas e juntá-los às castanhas. Temperar com sal e pimenta e saltear durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Servir como acompanhamento de carnes assadas ou como entrada. Bom apetite!
Post giro. E obrigada pela receita que vou experimentar um dia destes.
ResponderEliminar"Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro."
ResponderEliminarTambém hei-de experimentar. Logo não, que o jantar vai ser "out". Se calhar sem castanhas, pois vai ser num goês.
Gostei da receita e é fácil. Na serra da Lousã há uma sopa de castanhas que era o prato do dia na altura das mesmas.
ResponderEliminarO castanheiro é uma árvore lindíssima, obrigada por o trazer aqui hoje!
Ana
Obrigado. E quando posso aceitar o convite, para provar?
ResponderEliminarAnytime!
ResponderEliminar