Um dos mais raros livros de Adolfo Rocha [futuro Miguel Torga], Ansiedade, publicado em Coimbra, Imprensa Académica, 1928 ( e que foi o primeiro livro que publicou) teve uma capa desenhada por um futuro Marquês, na época estudante de 28 anos...
Não vou já escrever quem foi o autor da capa... fica para desafio. Depois completo este post.
P.P. 18:55
A capa está assinada "D. Diogo Reriz". Trata-se de Diogo Francisco de Almeida Azevedo e Vasconcelos (1900-1964), único filho varão do 2.º Marquês de Reriz.
Não conheço outra obra do mesmo Marquês. Seria interessante encontrar mais obra, dada a boa qualidade do desenho.
Gostava de ter este livro. A ilustração é fantástica... mas não estou a ver de quem é...
ResponderEliminarVai estar à venda no leilão que "Otium Cum Dignitate" realiza nos dias 24 e 25, em Lisboa. Este no dia 25.
ResponderEliminarPois é, amanhã estou em Lisboa mas em trabalho.
ResponderEliminarSe calhar pedem uma fortuna por ele... Ficarei a saber quanto custou se Jad for ao leilão.
boas compras.
Apenas tive tempo para consultar o Anuário da Nobreza de Portugal e, pelo menos em termos cronológicos, o meu candidato seria o 7º marquês de Alegrete- Fernando Telles da Silva. Mas não faço ideia se este sabia desenhar ou sequer se estudou em Coimbra.
ResponderEliminarAndo a precisar de óculos: Reparei agora que há uma assinatura- Diogo qualquer coisa?
ResponderEliminarNão me parece pois viável o "meu candidato" do Alegrete. :)
Se tiver tempo, vou procurar uma lupa que tenho guardada em qualquer lado.
Não foi precisa lupa, bastou o zoom. Será o Diogo Almeida e Vasconcelos ( Reriz)? Nascido em 1900, seria cronologicamente um bom candidato. Nada sei sobre ele, nem tenho a certeza de ter sido marquês de Reriz ( o 3º? ), mas é o meu candidato.
ResponderEliminarÉ na verdade "D. Diogo de Reriz" (tal qual como assina no desenho), 3.º marquês de Reriz (alvará do Conselho da Nobreza, em nome de D. Duarte Nuno de Bragança, de 20-III-1949). Formou-se em Direito, em Coimbra, mas parece que nunca exerceu. Viveu das rendas (proprietário). Nasceu em 1900 e morreu em 1964.
ResponderEliminarO desenho é muito bonito. Não sei se fez carreira artística!
O desenho é verdadeiramente bonito!
ResponderEliminarLuís, também tenho vindo a verificar que preciso de óculos, mas lembra bem: podemos ampliar o desenho, por vezes esqueço-me dessa possibilidade.
Tenho em minha posse o álbum dos Quartanistas de Direito da Universidade de Coimbra do ano de 1928. Curiosamente a capa foi desenhada por D. Diogo Reriz. Se tiver interesse, posso enviar uma cópia, a ilustração é magnífica
ResponderEliminar