segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma cadeia de dominós revive a queda do Muro!

Foi com alguma emoção que vi , no noticiário das 20:00 horas, imagens do vigésimo aniversário da queda do muro de Berlim.
Uma cadeia de dominós a cair representou a queda do muro no dia 9 de Novembro, de 1989. Lech Walesa teve a honra de empurrar o primeiro dominó. Mikhail Gorbatcho foi homenageado com o agradecimento público da chanceler alemã, Angela Merkel, revelando a importância que o ex-líder soviético desempenhou na reunificação da Alemanha.

Pawel Kopczynski, Agência de Informação Reuters

x
Mickail Gorbachev foi o último Secretário Geral do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética entre 1985 e 1991. A ele se deve, em grande parte, o fim da Guerra Fria.
As suas medidas políticas: Perestroyka e a Glasnost, respectivamente, a mudança estratégica da política económica, liberalização da economia, e diminuição do armamento e a liberdade de expressão acabariam por levar à dissolução da União Soviética. Em 1990 Mickail Gorbachev recebeu o Prémio Nobel da Paz.

Obrigada Filipe pela sua ajuda!

15 comentários:

  1. Um homem só não faz a História mas, Gorbachov foi uma personalidade importante no desfecho da Guerra Fria e um dos principais responsáveis pela geografia política do mundo em que vivemos.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma ideia genial. Apenas uma pequena correcção: quem "empurrou" o primeiro dominó foi Lech Walesa.

    ResponderEliminar
  3. Este Blogue é surrial. O comentador anterior diz que é necessária uma "pequena" correcção. "Pequena"? Este blogue deve ser de comunistas primários que aprenderam a reescrever os acontecimentos. Vivi muito tempo na ex-RDA e eles lá refaziam as notícias assim, todos os dias, em todos os jornais. Será que se pode acreditar no resto do que está escrito no Blogue?

    ResponderEliminar
  4. Não sendo eu o autor do post, e enquanto a autora do mesmo não responde a este comentário do "Mundo", apenas direi que este blogue não é de "comunistas primários" nem de "anti-comunistas primários".
    De qualquer modo, avanço já que embora sendo admirador de Gorbachev, considero que há outras personalidades que também contribuíram, ainda que noutras esferas de influência, para a queda deste muro e com ele da "cortina de ferro" nos anos seguintes. Estou a pensar desde logo em João Paulo II. Não tenhamos ilusões, crentes ou não crentes, o magistério do papa polaco também pesou na criação do clima propício a esta dinâmica de alteração da geoestratégia europeia.
    E quem não se lembra da famosa interpelação de Reagan: "Tear down this wall Mr.Gorbachov!"?

    ResponderEliminar
  5. Não queria escrever nada. Mas Juro que não sou comunista, e muito menos comunista primário! Este Blogue tem nove colaboradores. Os textos estão assinados. O Blogue é honesto e científico. Foi apenas mais um erro da autora do post.

    ResponderEliminar
  6. Jad: Mas olha que se fosses comunista era teu amigo na mesma! Se calhar discutíamos era mais...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Luís! Mas não sou, nem nunca fui!

    ResponderEliminar
  8. Não sou comunista.

    Sabia que o Lech Walesa poderia ser um dos escolhidos para derrubar o muro mas estava convencida que seria o Gorbatchov.

    Obrigada Filipe :)!

    ResponderEliminar
  9. Só vi agora o comentário do Mundo, mas fartei-me de rir.

    E só foi o Lech Walesa porque João Paulo II não estava vivo.

    ResponderEliminar
  10. Ao comentador "Mundo": há quem tenha vivido na Baviera que, no passado recente, pouco ou nada está relacionada com o comunismo, seja ele primário, secundário, etc. etc. Como esteve na ex-RDA, talvez desconheça este facto. A expressão "pequena" foi uma forma delicada de chamar a atenção para o lapso que ocorreu (lapsos acontecem, sem intenção). Por fim, surreal escreve-se com "e", até em alemão...

    ResponderEliminar
  11. Caro comentador "Mundo". Não queria voltar a este post mas já voltei. Portugal também conheceu e viveu os mesmos problemas de "reescrita" da história. Todas as ditaduras (de esquerda e de direita) conheceram e conhecem esse "refazer" de acontecimentos. Não foi (nem é) essa a intenção de nenhum dos colaboradores deste Blogue.

    Para o Mundo e comentando o comentário anterior

    Pelas 14:36 também já lhe tinha chamado a atenção para o seu erro reescrevendo-o com a palavra [SIC]!

    Realmente, este Blogue não é surreal!

    Tentei usar da mesma bondade com que o nosso colega Filipe chamou a atenção para o “lapso” do post.

    Apareça mais vezes, é sempre bem-vindo quem vier por bem!

    10 de Novembro de 2009 17:38

    ResponderEliminar
  12. Pelos vistos a colaboradora tem três bons amigos. Mas nenhum lhe chamou a atenção que num parágrafo escreve Mikhail Gorbatcho e no outro Mickail Gorbachev. Sei que pode transliterar o nome Russo de várias maneiras. "Surrial" e tentem perceber porque é que escrevi assim!

    ResponderEliminar
  13. "Sabia que o Lech Walesa poderia ser um dos escolhidos para derrubar o muro mas estava convencida que seria o Gorbatchov."
    Mas a senhora escreveu que viu. Escreveu depois de ter "alguma emoção". Não foi antes, assim o verbo está errado e a frase está errada!
    "Surrial"!

    ResponderEliminar