Consultando o calendário dos santos católicos, fiquei a saber que 15 de Novembro é também o dia de S.Leopoldo III ( 1073-1136 ), margrave da Áustria, fundador de vários mosteiros e protector da Igreja Católica nos seus domínios. É o padroeiro de Viena e da Baixa Áustria, e desde o século XVII, por decisão do Imperador Leopoldo I, é também o padroeiro da Áustria, tendo substituído o mais obscuro S.Koloman...
É na capela que leva o seu nome, no Stephansdom de Viena, que está o relicário que contém o seu crânio. E, naturalmente, hoje é dia festivo em Viena de Áustria.
Sempre a aprender sirvo-me do seu mote.
ResponderEliminarAs relíquias proliferaram com a Contra-Reforma ou Reforma Católica. Há quem diga que já não se deve usar a primeira nomenclatura.
O cérebro é de todas as relíquias a mais valiosa. Adoro relicários. Poderá o cérebro ser ou não de S. Leopoldo mas serve simbólicamente para se relembrar e venerar.
Ana
No Livro de Horas que conheço é dia de S. Rufo, bispo discípulo de S. Paulo.
ResponderEliminarMas parece que é uma confusão, dado que em Novembro ficaram-nos, no Martyrologium, para Novembro, vários Rufos. Aqui fica, em latim (para tornar mais solene):
Rufus, Episcopus Metensis. 7 Novembris.
Rufus, primus Episcopus Avenionensis. 12 Novembris.
Rufus, Apostolorum discipulus. 21 Novembris.
Rufus, cum omni sua familia, Martyres Romae sub Diocletiano. 28 de Novembris.
Jad: Como acontece com muitos outros dias, hoje é dia de vários santos, por isso é que eu escrevi " é também ".E a multiplicidade de santos com o mesmo nome também não ajuda. Ainda há pouco tempo andei às volta com os Quattro Santi Coronati a propósito dos quais a confusão é muita.
ResponderEliminarAna: Olhe que não encontrei grandes dúvidas sobre se o crânio ( cérebro era impossível à época ) que está no relicário é mesmo o de S.Leopoldo, até porque este, além de santo, era um príncipe soberano a merecer portanto cuidados funerários acima da média para a época.
Luís:
ResponderEliminarEu sei! Eu sei! E sei que tu sabes que eu sei! Entre santos, mártires e beatos, se calhar, não chegavam os dias de um século! O "meu" Rufo é que é a confusão da época, deve ser um apanhado dos vários, reduzido a um só dia, nos "alvores da" chamada "modernidade"!
Luís,
ResponderEliminarDisse cérebro a pensar no crânio enquanto tal!
Nunca li nada sobre S. Leopoldo e se calhar deveria fazê-lo.