... mas não percebi o que é que esta última ceia tinha, para a autora do post, de curioso! João deitado sobre a mesa... apareceu em tantas e tantas outras representações do século XV (e este quadro já é dos começos do XVI...). Por acaso existem outras coisas curiosas neste quadro, que quase todos os anos utilizo em aulas... algumas encontram-se referidas na legenda da fig. 81, do vol. V, da Nova História de Portugal dirigida por A. H. de Oliveira Marques e Joel Serrão.
Mais um livro para tirar da estante e conferir. O pior é voltar a arrumá-los, têm uma tendência para se deixarem ficar em todo o lado menos na respectiva prateleira.
Jad, Eu não colecciono assim tantas Ceias quanto possa pensar. Aliás, era um tema que até pouco tempo não ligava. Ultimamente é que me interesso mais. S.João "entrou dentro da mesa" como referiu Margarida Elias, achei curiosa a sua posição como acharia nas outras todas que visse. Qual é a simbologia que lhe atribui?
Jad, Não tenho a Nova História vou comprá-la mas só o farei em janeiro. Já agora quais são as outras coisas curiosas? Serão: a) A posição das facas? b) A flauta? c) A saca do dinheiro? d) A posição do jarro? e) A carne no meio da mesa? f) ou nenhuma das que referi?
São João.
ResponderEliminarE, coitado, não está deitado: entrou dentro da mesa. Problemas de resolução da perspectiva.
ResponderEliminarA Margarida já acertou!
ResponderEliminarOs hábitos de civilidade do apóstolo atrás de S. João é que deixam muito a desejar... :)
ResponderEliminar... mas não percebi o que é que esta última ceia tinha, para a autora do post, de curioso! João deitado sobre a mesa... apareceu em tantas e tantas outras representações do século XV (e este quadro já é dos começos do XVI...). Por acaso existem outras coisas curiosas neste quadro, que quase todos os anos utilizo em aulas... algumas encontram-se referidas na legenda da fig. 81, do vol. V, da Nova História de Portugal dirigida por A. H. de Oliveira Marques e Joel Serrão.
ResponderEliminarMais um livro para tirar da estante e conferir. O pior é voltar a arrumá-los, têm uma tendência para se deixarem ficar em todo o lado menos na respectiva prateleira.
ResponderEliminarMargarida Elias,
ResponderEliminarParabéns.
Jad,
Eu não colecciono assim tantas Ceias quanto possa pensar. Aliás, era um tema que até pouco tempo não ligava. Ultimamente é que me interesso mais. S.João "entrou dentro da mesa" como referiu Margarida Elias, achei curiosa a sua posição como acharia nas outras todas que visse. Qual é a simbologia que lhe atribui?
Jad,
ResponderEliminarNão tenho a Nova História vou comprá-la mas só o farei em janeiro.
Já agora quais são as outras coisas curiosas?
Serão:
a) A posição das facas?
b) A flauta?
c) A saca do dinheiro?
d) A posição do jarro?
e) A carne no meio da mesa?
f) ou nenhuma das que referi?
A resposta ao comentário anterior é a f).
ResponderEliminarA flauta? Por acaso está a referir-se à faca com que o homem palita os dentes? Vida minha! "Senhor, tende piedade de nós!"
ResponderEliminarEstava a ver se era a "flauta muda" de que fala o Saramago. Já leu o Caim? Quem leu, deve estar a pensar: "Senhor, tende piedade de nós!"
ResponderEliminarAmpliei o quadro realmente é uma faca! Terá sido um desvio freudiano?
ResponderEliminarObrigada Jad.
Ana,
ResponderEliminarFreudiano? De Segismund?! Quem é? Como se costuma dizer, cada um sabe de si e deus sabe de todos, não é?