domingo, 1 de novembro de 2009

Um quadro por dia - 24

- Ícone da Segunda Vinda ou de Todos os Santos, autor desconhecido, 1700, Grécia.
O Dia de Todos os Santos é observado em todo o mundo cristão, embora nem todos os ramos do Cristianismo, desde logo a Igreja Ortodoxa, o façam a 1 de Novembro, data fixada definitivamente no séc.VIII pelo Papa Gregório III. Em muitos países católicos, é inclusive dia feriado.
Passando à obra, facilmente identificamos Cristo no seu trono, rodeado dos anjos e dos santos, enquanto que na parte inferior- o Paraíso-, temos duas tradições neotestestamentárias: à esquerda, o Seio de Abraão, com duas crianças a serem acolhidas pelo patriarca, e à direita, o Bom Ladrão carregando a sua cruz.

4 comentários:

  1. Este ícone é belíssimo.
    Em Atenas vi muitos mas não comprei nenhum. Assisti a metade de uma missa Ortodoxa porque tinha o tempo contado e elas são longas.

    Bom feriado. Não sei se a Igreja mudou o nome do feriado para Dia dos Fiéis Defuntos, para mim continua de Todos os Santos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Luís,
    Não sabia que tinham mudado para segunda-feira o dia dos Fiéis Defuntos. Será recente? Não me lembro, confesso. Sou católica não praticante. Tenho gente boa que vai visitar esses fiéis porque eu não consigo.

    É um dia triste para mim porque já perdi pessoas queridas.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. O Dia de Todos-os-Santos não é nenhum feriado móvel, e o Dia dos Defuntos é - e sempre foi - no dia 2 de Novembro.
    M.

    ResponderEliminar
  4. M,
    Obrigada, andei a investigar e encontrei que desde o século XI os papas Silvestre II (999-1003), João XVII (1003) e Leão IX (1049-1054)obrigaram os cristãos a dedicar um dia aos mortos, embora o culto viesse desde sempre. No século XIII esse dia passa a ser comemorado em 2 de Novembro, porque 1º de Novembro é a Festa de Todos os Santos.
    Claro, não sei se é fidedigno mas foi o que consegui encontrar.

    Ana

    ResponderEliminar