quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A última imperatriz

- Não consegui identificar o autor deste.
- Pintado por Catherine Karl, que deixou umas memórias do tempo passado em Pequim.

Já que se lembrou o último imperador da China, é justo que se lembre a última imperatriz, a extraordinária Cixi(1835-1908) ( ou Tsu' Hi, já que há várias grafias e nomes para a distinta senhora ), que de concubina chegou a imperatriz e governou a China durante quase 50 anos.
As perspectivas sobre a sua pessoa e o seu governo variam muito, conforme se pode ver pelas várias biografias disponíveis, algumas até traduzidas em português, mas a verdade é que sem o génio político dela a China teria soçobrado logo após a supressão da Revolta Boxer perante a ganância das potências ocidentais. Foi reformista demasiado tarde, quase no fim da vida, e o seu último acto foi designar como imperador o seu sobrinho-neto, Pu-Yi, o último imperador.
O seu túmulo foi reconstruído em 1949, depois de ter sido profanado 20 anos antes, e dizem que é um dos mais impressionantes dos Túmulos Imperiais.
Será que o nosso Jad já o viu?

5 comentários:

  1. Lembrei-me agora que foi ela que mandou construir o fantástico "barco de mármore" e muitos outros edifícios no complexo do Palácio de Verão que o Jad já assinalou.

    ResponderEliminar
  2. Acho que li uma biografia-romaceada sobre ela. Tenho a vaga impressão de que não valia grande coisa, daí não me lembrar do título, embora me recorde da capa do livro.

    ResponderEliminar
  3. Não vi... Só estive no quarto dela no Palácio de Verão. Ficou famoso o seu carro (Mercedes) que só fez uma viagem... não gostou de levar uma pessoa, na sua frente, ao mesmo nível. Só estava habituada a ser olhada de lado... O carro está num Museu.
    Infelizmente o Museu Nacional está fechado... para obras...
    Jad

    ResponderEliminar