Já que o nosso JP homenageou infra um desditoso soberano luso, aproveito para recordar ( aos que já o conhecem ) ou dar a conhecer este retrato de um outro rei de Portugal. Mas quem é o retratado?
Muito frio, muito frio... Outra pista: o quadro não foi executado na época do retratado, aliás muito depois. E a "imprevisibilidade no acesso ao trono" não tem a ver com irmãos mais velhos-Esta é uma grande pista...
O berloque ao pescoço parece o Tosão de Ouro... Não terá havido muitos reis portugueses que o tenham tido em criança, especialmente quando não eram potenciais sucessores.
Será uma fantasia sobre D. Filipe I (de cá, II de lá)?
O JP esteve muito perto, mas a MR acertou: é o famoso retrato de D.João IV criança, da autoria do grande pintor brasileiro Pedro Américo. Está no Museu D.João VI, no Rio de Janeiro e há ficheiros que o dão como retrato de D.João VI... Mas não é, trata-se efectivamente de D.João, duque de Bragança e rei de Portugal.
Tb dá, realmente (o tosão, digo eu). Embora calcule que tenha sido irradiado da Ordem :) Claro que presumo que essa concessão tenha ocorrido(a HGCRP deve esclarecer), o que seria muito natural antes de 1640. É engraçado pelo que representa do papel simbólico do Tosão no século XIX, quase como emblema da realeza. Ou não seria mais natural pespegar uma cruz da Ordem de Cristo, mais a mais num rei restaurador?
A propósito da Ordem de Cristo, qual é a ligação dela com a nobreza e a restauração de Portugal? Para além da óbvia ligação aos Descobrimentos, via Infante D. Henrique...
Era fácil, depois daquela dica da "imprevisibilidade no acesso ao trono". Só tivemos dois reis nessas circunstâncias e um não podia ser, com aquele traje, logo...
Pois é, mas o traje, num retrato "muito póstumo", nada garante, que isto de anacronismos é mato! Eu tentei mais as parecenças físicas (não com qualquer criança, mas com os retratos em adulto de SSMM). Sem resultado!
O traje não me parecu de D. Manuel II. Mas só me lembrei da imprevisibilidade naquele caso. O ambiente do quadro parece mais o de D. joão VI do que o de D. João IV mas há coisas assim. :)
D. Manuel II, a que propósito? O Luís disse que a imprevisibilidade não tinha «a ver com irmãos mais velhos». Eu falava de D. João I. D. João VI com aquele gola?
Não sei quem é, mas o retrato é lindo.
ResponderEliminarUma pista: Quando nasceu, e mesmo durante a infância, não era previsível que viesse a reinar.
ResponderEliminarD. Manuel II, será?
ResponderEliminarA sua pista leva-nos até ele. Não conhecia este retrato. É lindo.
Muito frio, muito frio...
ResponderEliminarOutra pista: o quadro não foi executado na época do retratado, aliás muito depois.
E a "imprevisibilidade no acesso ao trono" não tem a ver com irmãos mais velhos-Esta é uma grande pista...
O berloque ao pescoço parece o Tosão de Ouro... Não terá havido muitos reis portugueses que o tenham tido em criança, especialmente quando não eram potenciais sucessores.
ResponderEliminarSerá uma fantasia sobre D. Filipe I (de cá, II de lá)?
D. João IV?
ResponderEliminarO JP esteve muito perto, mas a MR acertou: é o famoso retrato de D.João IV criança, da autoria do grande pintor brasileiro Pedro Américo. Está no Museu D.João VI, no Rio de Janeiro e há ficheiros que o dão como retrato de D.João VI...
ResponderEliminarMas não é, trata-se efectivamente de D.João, duque de Bragança e rei de Portugal.
Tb dá, realmente (o tosão, digo eu). Embora calcule que tenha sido irradiado da Ordem :)
ResponderEliminarClaro que presumo que essa concessão tenha ocorrido(a HGCRP deve esclarecer), o que seria muito natural antes de 1640.
É engraçado pelo que representa do papel simbólico do Tosão no século XIX, quase como emblema da realeza. Ou não seria mais natural pespegar uma cruz da Ordem de Cristo, mais a mais num rei restaurador?
E parabéns MR!
ResponderEliminarA de Cristo até está mais acessível, ainda ontem a deram... :)
ResponderEliminarA propósito da Ordem de Cristo, qual é a ligação dela com a nobreza e a restauração de Portugal? Para além da óbvia ligação aos Descobrimentos, via Infante D. Henrique...
ResponderEliminarEra fácil, depois daquela dica da "imprevisibilidade no acesso ao trono". Só tivemos dois reis nessas circunstâncias e um não podia ser, com aquele traje, logo...
ResponderEliminarPois é, mas o traje, num retrato "muito póstumo", nada garante, que isto de anacronismos é mato! Eu tentei mais as parecenças físicas (não com qualquer criança, mas com os retratos em adulto de SSMM). Sem resultado!
ResponderEliminarO traje não me parecu de D. Manuel II. Mas só me lembrei da imprevisibilidade naquele caso.
ResponderEliminarO ambiente do quadro parece mais o de D. joão VI do que o de D. João IV mas há coisas assim. :)
Ler pareceu
ResponderEliminarD. Manuel II, a que propósito? O Luís disse que a imprevisibilidade não tinha «a ver com irmãos mais velhos». Eu falava de D. João I.
ResponderEliminarD. João VI com aquele gola?
Desconhecia!
ResponderEliminarE em que data é que o filho do duque de Bragança recebeu o tosão?
Achei curiosa a gola mas não percebo nada de trajes...
ResponderEliminar