quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pinturas dentro da pintura

Hoje um terço do Blogue foi ver (ou rever) "A Perspectiva das Coisas / A Natureza-Morta na Europa", a exposição que está patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, até 2 de Maio. Aprendi alguns conceitos (novos para mim). Por exemplo, nunca teria classificado este quadro de Frans Francken (o jovem), Eine Kunstkammer /Gabinete de Curiosidades, de 1618, como natureza morta...

Mas neste quadro a minha vista ficou presa no seguinte pormenor (lateral direita, inferior):


o jogador (?) com cabeça de burro... ou o burro do humano destruidor?

12 comentários:

  1. Também fiquei "preso" a este pormenor. Ainda não tive tempo de procurar mais info sobre esta tela.

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  2. Quando fui ver a exposição não liguei muito a esta tela. O pormenor é mais interessante que o quadro.

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  3. Obrigada por nos ter puxado o olhar para ele.

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  4. Porque é que é uma natureza morta?
    Também me intrigou/a!

    É pena o ambiente em que está o burro, personagem viva, não estar mais perceptível.

    Gosto imenso desta tela porque tem várias dentro de si.
    Aprecio o trabalho e o olhar do pintor que conta várias histórias numa só tela.

    A exposição é magnífica.

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  5. Também só ontem vi o pormenor.
    De resto, tinha reparado no quadro porque gosto de «Gabinetes de curiosidades», mas nunca a colocaria numa exposição de Naturezas-mortas. Critérios...
    A exposição é uma beleza, mas tem uns critérios muito latos.

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  6. Outro critério estranho: telas com elementos vivos.

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  7. Andei a fazer uma pesquisa na net sobre o burro na pintura porque só me lembrava de Goya.
    Cheguei a este site e retirei este poema:

    "The ox knows his master,
    the donkey his owner's manger,
    but Israel does not know,
    my people do not understand."


    No Renascimento é utilizado na pintura religiosa nas representações do nascimento e na vida de Jesus.

    Na Idade Média encontrei esta imagem fabulosa:

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  8. Venho fazer uma emenda ao meu comentário a figura fabulosa não é da Idade Média mas anterior. Veja-se:

    "La datazione è incerta, dal I secolo al III secolo, l'immagine sembra essere una ironia su un soldato romano cristiano, ma la sua identificazione è incerta e comunque si tratta al più di una testimonianza della presenza di cristiani a Roma".

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  9. Pensei em fazer um post com a imagem que encontrei mas como partiu deste seu post a procura não o quis fazer.
    É que um fio leva a outro e assim nascem muitas ideias e se propagam.
    Desculpe a invasão excessiva mas a arte é uma das minhas paixões e curiosidades.
    Bom dia, bom dia a todos.

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  10. Boa tarde. Acho que a Ana pode fazer um post sobre o "seu" burrinho.

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  11. Comparando com outras obras da Idade Média...

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