segunda-feira, 17 de maio de 2010

Eau de Lubin


Cartaz de Eugène Grasset (1845-1917)
Um dos anúncios do catálogo de perfumaria que apresentei há dois dias dizia respeito à Eau de Lubin. Como desconhecia tal perfume, fui tentar encontrar alguma coisa sobre ele. Fiquei então a saber que a Eau de Lubin foi criada em 1798 por Pierre François Lubin. Tendo alcançado grande sucesso com a sua Eau Vivifiante, criou fragrâncias para a imperatriz Josefina, Pauline Bonaparte, Princesa Borghese, Maria Amélia (última rainha da França*) e para Alexandre I da Rússia. Ainda labora.
http://ray32.kazeo.com/Lubin-la-maison,r76724.html

* última rainha dos Franceses (ver comentários).

8 comentários:

  1. Só uma precisão: Maria Amélia foi rainha dos Franceses, não exactamente rainha de França.Luís Filipe ao subir ao trono assumiu a designação de rei dos Franceses desde logo para assumir uma nova legitimidade por oposição aos primos Bourbons que tinha ajudado a destronar.

    ResponderEliminar
  2. Luís, por acaso li rainha dos Franceses, mas eu, estupidamente, mudei para rainha de França. Pensei que era engano. Não há como os especialistas...

    ResponderEliminar
  3. Mas nada de me dizer que não posso colocar mais nada sobre a República. :)

    ResponderEliminar
  4. Deus me livre de proibir o que quer que seja! Para isso temos os republicanos actuais que proíbem referendos sobre o regime (república/monarquia)e se recusam a alterar a Constituição nessa parte.

    Este caso "dos Franceses"/"de França" é mais um bom exemplo de como "as palavras não são neutras".

    ResponderEliminar
  5. Por acaso nos outros países não está instuído o tipo de regime nas respectivas constituições? É uma pergunta, não sei, mas parece-me um ponto fundamental estar.

    ResponderEliminar