Por mais que possa custar a muita gente, e por variadas razões, a verdade é que ele foi o mais importante comunicador/divulgador da História de Portugal nas últimas décadas.
É, pois, justa a homenagem que lhe é feita esta tarde na Academia Portuguesa da História, onde será também feito Académico de Mérito.
Concordo que ele foi um grande divulgador através dos programas que teve na TV. Mas também é verdade que efabulava bastante.
ResponderEliminarQuanto a ser feito Académico de Mérito, não demerece daqueles que por lá há.
Eu penso que não se pode, em coisas sérias, perder de vista a questão qualitativa. As "Selecções do Reader's Digest" são,com certeza, estimáveis. Mas há que lê-las com precaução.
ResponderEliminarAchei graça ao paralelo com as "Selecções" e nem discordo: tanto elas como o JHSaraiva podem ter imprecisões, erros e especulações, mas divulgam, dão pistas que podem ser aprofundadas. Aconteceu-me várias vezes ouvi-lo e sentir vontade de saber mais sobre o tema, descobrindo às vezes que não era bem como ele tinha dito...
ResponderEliminarE relativamente às séries mais recentes sobre o património, especialmente o ao abandono, o trabalho dele foi notável, daí ser tão apoiado por Câmaras e associações de cidadãos...