Bollywood, a Hollywood indiana, é uma gigantesca máquina de fazer filmes como sabemos, com produtos maioritariamente destinados ao subcontinente e raramente vistos na Europa ou nas Américas. Mas há um filme indiano que está a dar muito que falar: Dear Friend Hitler, sobre a vida amorosa de Adolf Hitler, mas focado nos últimos 10 dias da sua vida se bem percebi o enredo. O filme vai buscar o título a uma carta de Gandhi para Hitler, correspondência fundada em interesses comuns: ódio ao domínio britânico e consequente independência da Índia. E Hitler, tal como muitos nazis, tinha fascínio pelo país dos verdadeiros arianos e das suásticas.
Fiquei a saber tanbém por artigos online que o Mein Kampf vende-se muito bem na Índia, como se vê nesta foto de uma livraria de Nova Delhi, e o antigo líder nazi é visto como um grande líder político embora com falhas.
Aqui fica um vídeo de uma sessão de apresentação do filme em questão, cuja estreia foi adiada porque entretanto, devido a várias pressões e controvérsias, o actor principal decidiu abandonar o projecto.
Desconhecia essa carta de Gandhi a Hitler. O que vamos aprendendo...
ResponderEliminarAinda havia outros líderes hindús mais simpatizantes do III Reich. Vi há algum tempo um documentário no canal História sobre um deles que fez várias visitas à Alemanha Nazi.
ResponderEliminarPor vezes, é no que dá o pacifismo e o ódio vesgo.
ResponderEliminar